Categories: Redução de Custos

BID de Frete: A forma mais fácil de REDUZIR CUSTOS na escolha das transportadoras

BID é uma sigla em inglês para Bidding Process, que em português seria Processo de LicitaçãoÉ uma estratégia muito usada pelas empresas para escolher e contratar fornecedores e na logística, chamamos esse processo de BID de Frete

Você define e registra em um documento (chamado do RFI) as regras, as características do serviço e as responsabilidades que os fornecedores terão na prestação desse serviço.

Hoje, vou dar uma dica para você economizar tempo e reduzir custos na logística com o BID de frete e vou mostrar um exemplo real pra você entender como isso é possível, fica até o final.

 

O que é importante considerar no BID de Frete?

Bom, apesar de funcionar basicamente como um leilão reverso, o BID não deve se tratar só de preço. 

É muito importante incluir nesta análise outras variáveis, como prazo de entrega, praças atendidas, certificações do transportador, características especiais do tipo de transporte, entre outros.

Dessa forma, você consegue escolher os transportadores que vão oferecer o melhor custo-benefício e evita dores de cabeça no futuro.

Afinal, já que é um processo que demanda tempo, no BID geralmente se escolhe os fornecedores que terão um contrato com empresa e por um período longo. É realmente uma parceria que precisa fluir bem e trazer bons resultados para as duas partes.

Agora, se sua empresa transporta para muitas regiões ou para o Brasil inteiro, pensa em uma planilha gigantesca para você analisar, cidade por cidade, região por região. 

 

Os perigos de escolher a transportadora só pelo preço

Imagina que na correria do dia a dia, com todas as responsabilidades que você já tem como gestor de logística, você não tenha muito tempo para dedicar nesse processo de BID e acaba escolhendo uma transportadora apenas porque ela tem um preço menor, mas não analisou os prazos de entregas, as especialidades e certificações ou outros fatores. Foi pelo mais barato mesmo e bola pra frente. 

Então, depois de um tempo o SAC da sua empresa começa a receber um monte de reclamações dos clientes sobre atraso nas entregas. 

Quando é recorrente, o atraso na entrega é um problema muito sério para empresa toda: o cliente fica insatisfeito, não compra mais, as vendas caem, o faturamento cai, a empresa tem prejuízo e a responsabilidade será de quem? Da logística…

Então, é de extrema importância fazer um BID eficiente, para evitar essas dores de cabeça.

E para fazer um BID eficiente, é preciso ter todo processo de transporte bem definido para evitar retrabalho e principalmente a escolha da transportadora errada. 

Já explicamos no curso gratuito sobre “Gestão de Frete” como elaborar um BID de Frete, os requisitos qualitativos e quantitativos, dicas para negociação de valores. 

Hoje, o objetivo é te revelar uma dica para você simplificar sua vida e não perder mais tempo com o BID de frete, tornando esse processo muito mais rápido e eficiente, não tomar todo o seu tempo, e conseguir reduzir custos significativos na logística.

Porque se você estiver com trabalho até o pescoço não vai ter tempo pra pensar no seu crescimento profissional.

 

Como simplificar e REDUZIR CUSTOS como o BID de Frete

Então a forma mais simples de fazer o BID de Frete é automatizando com tecnologia. Esquece essa história de planilha quilométrica!

Usando um sistema TMS moderno e na nuvem, é muito fácil: basta importar as tabelas de frete e escolher quais transportadoras você quer comparar. 

Também é possível informar uma região específica, data, ou apenas o estado de destino. Você define as prioridades! 

O sistema faz o processamento de todas as tabelas e rapidamente você terá em mãos todas as informações necessárias para tomar as decisões. 

Olha só esse exemplo no TMS Active OnSupply:

Com a Transportadora 02, que é o fornecedor atual, foram processados 57 CTes no mês.

Se ele tivesse transportado esses mesmos 57 CTes com a Transportadora 01, que é a empresa que está participando do Bid, o Active OnSupply está informando que é possível ter uma redução de 40% para as regiões Centro Oeste e Sudeste! 40% é MUITA coisa! Somente trocando a transportadora dessas regiões você conseguiria reduzir o custo de frete quase pela metade e ainda manter o prazo de entrega.

Já pensou levar essa informação para o diretor da sua empresa, e mostrar que com uma ação sua ele terá 40% de redução de frete, com o mesmo prazo de entrega e o mesmo serviço? 

E toda essa análise tomou nem 5 minutos do seu tempo! Incrível, né?! Isso é trabalhar com inteligência! 

 

Se você quer reduzir os custos da sua logística, simplificar o seu trabalho e ainda ficar bem com a diretoria, conheça o TMS Active OnSupply 

 

Se gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário.

Muito obrigada e até a próxima!

Yara Meira

Recent Posts

Logística Editorial: Tudo o que você precisa saber sobre GESTÃO DE FRETES em editoras de livros

Fazer a gestão de fretes em uma editora pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em…

7 dias ago

Como saber se é o momento de investir em DASHBOARDS AUTOMATIZADOS na logística?

Quando o assunto é gestão logística, contar com a tecnologia de dashboards automatizados é fundamental…

2 semanas ago

LOGÍSTICA DE MODA: Como superar os desafios do setor e ter controle completo da operação?

A indústria têxtil é uma das mais voláteis do mercado: é movida por sazonalidades, coleções…

3 semanas ago

LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Como ter CONTROLE COMPLETO da operação e ainda REDUZIR CUSTOS

Se você é gestor de logística na indústria farmacêutica, já sabe que manter o controle…

4 semanas ago

TRANSPORTE DE ALIMENTOS: Saiba como CONTROLAR AS ENTREGAS e não ter prejuízo na GESTÃO DE FRETES

Se você é gestor de logística sabe que a sua área desempenha um papel fundamental…

1 mês ago

Logística no SETOR AUTOMOTIVO: Como TECNOLOGIA ajuda a ter um CONTROLE EFICIENTE e REDUZIR CUSTOS

O setor automotivo brasileiro começou esse ano com o “pé direito”, registrando um crescimento animador…

1 mês ago