Ter um bom controle de entregas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Porém, diversos desafios podem surgir ao longo do processo, exigindo atenção constante e soluções inovadoras. Lendo a matéria até o final você vai descobrir dicas valiosas para ter um excelente controle de entregas.
O controle de entregas se destaca como um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio. A entrega eficiente e sem avarias é a chave para conquistar a fidelização do cliente, impulsionar a competitividade e construir uma marca sólida e confiável.
No entanto, a jornada para alcançar a excelência no controle de entregas não é isenta de desafios. Diversos obstáculos podem surgir ao longo do caminho, exigindo atenção constante, proatividade e a análises embasadas em dados.
“Eu tenho performance de entregas? Não é só o transportador que tem isso?”
Se você pensa assim, sinto te informar que está super enganado. Porém, a sua performance de entregas vai depender da performance das suas transportadoras.
Funciona assim: se você tem o controle de entregas, tem o controle das transportadoras, acompanha de perto o nível de serviço e a pontuação delas está alta… ótimo! Se está tudo dentro do esperado pode significar que a sua performance também está boa. Porém, é importante lembrar que nem sempre é assim que “que a banda toca”.
A sua performance de entregas depende da performance das transportadoras, mas não se limita a ela!
Mesmo tendo as melhoras transportadoras e com os melhores preços, você pode ter problemas se não monitorar e controlar o desempenho, dessa forma os atrasos e os erros podem passar despercebidos. E se não tiver controle sobre os processos, terá dificuldade em identificar gargalos e tomar decisões assertivas e estratégicas.
Existe uma infinidade de obstáculos quando se fala em ter um bom controle de entregas, se fossemos falar sobre todos não teriam páginas na Internet que coubesse tudo. Por isso listamos apenas os 5 principais obstáculos e eles são:
1. Entregas fora do prazo: Atrasos nas entregas podem gerar insatisfação do cliente, perda de vendas e danos à reputação da empresa.
Já aconteceu com você de comprar algo na Internet com o prazo de entrega para 2 dias e só foi entregue no quinto dia útil? É uma espera desesperadora, não é mesmo?! E pior ainda é quando a empresa que você fez o pedido não te informa sobre o atraso e você fica à deriva. Qual a probabilidade de você voltar a comprar com essa empresa?
2. Falta de visibilidade e controle: Sem uma visão completa da operação, é difícil identificar gargalos e tomar decisões proativas e estratégicas para otimizar o processo.
Se você não tem um painel, um dashboard ou um indicador que mostre efetivamente como estão as entregas ou qual entrega está com qual transportador você fica no escuro e “dando sopa para o azar.” Qualquer problema que acontecer você não vai ficar sabendo ou quando souber pode ser tarde demais.
3. Comunicação ineficiente: A falta de comunicação entre você, transportadoras e clientes podem levar a gastos, erros, atrasos e problemas na entrega.
Como falamos no primeiro obstáculo, a comunicação é importantíssima para o cliente não ficar à deriva. Por exemplo, se o cliente receber a informação de que a entrega vai atrasar, ele já fica com a sensação de que a empresa está preocupada com ele. Quem não gosta de saber que tem alguém preocupado com você? Preocupado no bom sentido, é claro!
4. Custos elevados: A falta de controle de entregas pode aumentar consideravelmente os custos logísticos.
Um ponto importante é sempre negociar tarifas e prazos com as transportadoras de forma estratégica, buscando sempre o melhor custo-benefício para a sua logística. A falta de um controle de entregas eficiente pode causar reentregas, diárias e devoluções, causando aumento em seus custos logísticos.
5. Falta de Informação: A falta de informações sobre os status das entregas e a necessidade de agir só depois de reclamações do cliente geram insatisfação, perda de vendas e prejuízos à sua logística.
É de extrema importância monitorar o nível de serviço do transportador constantemente, principalmente se o transportador não te envia as informações dos status das entregas em tempo real.
Diante desses desafios, é importantíssimo ter visibilidade e um excelente controle de entregas para você não ficar à mercê da sorte.
Como listamos acima, existem diversos desafios e obstáculos quando se fala em ter um controle de entregas eficiente.
Porém, o pior dos casos é quando o prazo da entrega venceu e você não tem nenhuma informação, não sabe se foi entregue ou se aconteceu algum problema. Pior ainda é ficar sabendo da informação depois que o cliente reclama.
Não pode deixar o cliente reclamar porque o transportador atrasou. É péssimo agir no feedback do cliente, pois em muitos casos as entregas feitas fora do prazo estabelecido podem ocasionar perda de vendas. Vale lembrar que um cliente insatisfeito divulga, em média, para outras nove pessoas sobre a insatisfação.
Você precisa ter ação proativa, ter um controle de entregas efetivo e estar atentar se o transportador vai cumprir o prazo de entrega antes mesmo do cliente te acionar.
Se você não tem visibilidade e controle de entregas, é normal que ao ter variações nos pedidos você não saiba onde está entregando mais ou gastando mais. Cuidado! Aí que está seu principal gargalo.
É de extrema importância você saber tudo o que acontece em sua operação para assim ter eficiência na sua logística. Você precisa de visibilidade, por meio de dashboards por exemplo, para conseguir bater o olho e dizer “aqui está dando desvio, é aqui que tenho que atuar”.
Existem sistemas TMS automatizado, como o Active OnSupply, que já separa as informações e te dá toda a visibilidade que você precisa para tomar ações assertivas.
Então, se você não tem um controle de entregas fica difícil ter sucesso na logística, pior do que não ter um controle é não ter visibilidade e ficar totalmente no escuro.
Se você quer ter controle de entregas efetivo e visibilidade de tudo o que acontece em sua operação, baixe grátis o e-book: Utilizando Indicadores na Logística.
O setor automotivo brasileiro começou esse ano com o “pé direito”, registrando um crescimento animador…
Conseguir uma redução de custos logísticos significativa e de maneira rápida é um dos maiores…
A Black Friday é uma das épocas do ano mais aguardadas pelos consumidores que aproveitam…
Sabemos que a vida na logística pode ser desafiadora, principalmente para o gestor de alta…
Como em todas as áreas, a logística no agronegócio é fundamental para garantir que os…
Se você é gestor de logística, já deve ter se deparado com o dinamismo de…