Se você é gestor de uma logística editorial sabe que fazer a gestão de fretes pode ser uma tarefa desafiadora, não é mesmo?
O mercado da literatura é extremamente importante, afinal é por meio dos livros que o conhecimento é passado de geração para geração. Porém você precisa garantir que esses livros cheguem até os consumidores para que eles façam o seu papel: transmitir o conhecimento.
Mesmo que o transporte de livros, jornais e papeis usados em sua impressão sejam isentos de impostos, as conferências e auditorias de frete continuam sendo essenciais para garantir a saúde da conta frete da sua logística. Por mais que o seu transporte seja isento de uma taxa, a transportadora ainda pode cobrar o frete de forma errada devido as demais taxas que compõem o frete.
Lendo essa matéria até o fim você vai descobrir os pilares fundamentais para que a gestão dos fretes da editora seja, de fato, eficiente.
A logística editorial envolve o gerenciamento e o controle do fluxo de materiais e informações dentro de uma editora, desde a produção dos livros, por exemplo, até sua distribuição ao consumidor final.
Ela envolve a organização do transporte de materiais gráficos, como papel e tinta, a impressão das obras e a logística de distribuição, seja para livrarias, distribuidoras ou diretamente ao cliente final.
Mesmo sabendo que o transporte de livros, jornais e papeis são isentos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), a gestão de fretes em sua logística deve continuar acontecendo para que você não pague por taxas adicionais que não foram combinadas. E para isso, você precisa conhecer como a transportadora calcula o frete e quais são as taxas além dos impostos.
Fazer a gestão de fretes em uma editora pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em um mercado onde existe bastante sazonalidade, normalmente no início dos períodos letivos ou em lançamentos de grandes obras. No entanto, com uma atuação estruturada e estratégica é possível alcançar eficiência e otimizar os custos.
A escolha de transportadores confiáveis é fundamental para garantir eficiência na gestão de fretes. Você precisa analisar os valores e a performance das entregas.
Em muitos casos, a performance vale muito mais que o valor de frete cobrado. Por exemplo, não é porque o transportador tem um valor de frete acessível que ele vai atender as necessidades da sua logística.
Para um planejamento eficiente, deve ser considerado também a sazonalidade das entregas. Normalmente no período letivo ou durante o lançamento de uma obra muito aguardada as entrega são mais altas, já nos demais períodos tem uma queda na quantidade.
Essa sazonalidade pode afetar a sua gestão de fretes. Por exemplo, o transportador pode negociar um valor mais baixo nos períodos de alta demanda e subir o preço quando acontecer uma baixa demanda.
Essa oscilação no valor pode fazer seu indicador de custo com frete “ir nas alturas”. Nesse caso, é preciso ter estratégias e contar com transportadores parceiros e especialistas em entregas sazonais.
Para contextualizar, a gestão à vista é um método de gerenciamento em que as informações sobre o desempenho da operação ficam facilmente visíveis para toda a equipe.
Por meio de dashboards, relatórios, gráficos e indicadores de desempenho, você visualiza facilmente as informações como metas, resultados e andamento de custo com frete, por exemplo.
Nas empresas, é bem comum que esses dashboards e indicadores fiquem visíveis em televisões dentro de cada departamento para que a equipe acompanhe o andamento e, se necessário, tome ações mais rápidas para não comprometer as metas. Para saber mais sobre gestão a vista, veja essa outra matéria aqui no blog.
Utilizar dashboards e indicadores é essencial para o acompanhamento da operação em tempo real. Por exemplo, conforme as entregas estão acontecendo você e sua equipe fazem as análises e tomam ações antes mesmo que o problema aconteça.
A visibilidade da gestão dos fretes proporciona mais controle e agilidade, garantindo que as decisões sejam baseadas em dados concretos.
Então, se você tiver um dashboard na TV da sua sala onde mostre o valor que está sendo gasto de frete, você já consegue tomar ações e evitar extrapolar a régua de gastos da logística.
Uma equipe bem treinada e qualificada faz toda a diferença na eficiência da gestão de fretes. Pensa comigo, você ter uma Ferrari sem o volante não serve de nada, concorda? O preparo das pessoas da sua equipe é o volante que faz com que a sua logística chegue aonde você deseja.
Com uma equipe bem qualificada é possível negociar tarifas com os transportadores e identificar oportunidades para reduzir custos. E você sendo o gestor de logística, pode gerenciar os contratos com transportadoras, estabelecer parcerias estratégicas e garantir que os níveis de serviço combinados sejam cumpridos.
Quando esses 3 pilares estão bem estruturados dentro da logística, promove eficiência, redução de custos e uma operação fluida.
Com o uso de tecnologia a gestão de fretes vem se tornando cada vez mais eficiente e estratégica, e contar com um sistema automatizado é essencial para garantir que todas as operações ocorram conforme o planejado.
Sistemas TMS automatizados, como o Active OnSupply, que faz os processos de auditorias e conferências de fretes automaticamente otimiza seu tempo e permite que você se dedique em ações mais estratégicas.
Dessa forma, a operação se torna mais ágil e precisa, aumentando a eficiência e a satisfação do cliente.
Para ter uma gestão completa da logística da sua editora e reduzir os custos de frete conheça o TMS embarcador Active OnSupply →
Gostou deste conteúdo? Então, para ficar por dentro de todas as novidades da logística e transporte siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e YouTube.
Quando o assunto é gestão logística, contar com a tecnologia de dashboards automatizados é fundamental…
A indústria têxtil é uma das mais voláteis do mercado: é movida por sazonalidades, coleções…
Se você é gestor de logística na indústria farmacêutica, já sabe que manter o controle…
Se você é gestor de logística sabe que a sua área desempenha um papel fundamental…
O setor automotivo brasileiro começou esse ano com o “pé direito”, registrando um crescimento animador…
Conseguir uma redução de custos logísticos significativa e de maneira rápida é um dos maiores…