Como já explicamos aqui no blog, os indicadores de desempenho logístico são métricas usadas para medir e acompanhar os resultados dos pontos mais importantes da sua operação.
A análise desses indicadores serve para identificar se os resultados estão satisfatórios e também como base para tomar decisões corretas e necessárias para resolver problemas que estejam atrapalhando o bom andamento da logística.
Mas o que você, como gestor de logística, ganha ao fazer a análise periódica dos indicadores de desempenho logístico?
Hoje, vamos te mostrar quais transformações você vai conseguir alcançar ao fazer a análise dos números da sua logística.
Bom, a primeira diferença que você vai trazer para sua logística é óbvia: mais qualidade nas entregas.
Mas, você sabe o que isso realmente significa para a empresa?
Imagine que você comprou um presente para o aniversário de um amigo e a entrega atrasa. O aniversário dele passa e o presente que você comprou pra ele não chegou.
Você confiaria nessa empresa novamente?
Mesmo que o produto seja muito bom, uma frustração com a entrega faz com que a sua empresa perca clientes definitivamente, e será muito difícil e muito caro recuperar a confiança dele.
Se isso acontece com vários clientes, as vendas vão lá para baixo.
Então, a logística tem um papel fundamental nas vendas, na satisfação e fidelização dos clientes.
Se você analisar os indicadores das suas entregas diariamente, quando acontecer algum imprevisto com o motorista ou com a mercadoria você vai conseguir identificar e resolver na mesma hora, antes mesmo que o cliente perceba e ligue para reclamar.
Isso significa que o cliente vai ficar satisfeito com a entrega e, com certeza, vai comprar de novo da sua empresa, aumentando o faturamento.
A segunda transformação que você vai trazer para sua empresa fazendo a análise dos indicadores de desempenho logístico é a redução de custos.
Com base em números, você consegue identificar pontos de alerta, processos que precisam ser melhorados e tarefas que devem ser automatizadas.
Por exemplo, imagine que você está analisando os valores pagos de frete.
Se você faz uma auditoria de frete por amostragem e encontra algumas cobranças divergentes, imagina quantos outros fretes estão errados, mas você não teve tempo de conferir?
Com certeza isso está levando os custos da logística lá pra cima!
Então, você identifica que fazendo um investimento em um sistema de gestão para automatizar a auditoria e outras tarefas manuais, você consegue reduzir 5% dos seus custos com frete.
Faz os cálculos de quanto isso representaria de economia aí na sua empresa!
Além disso, o trabalho de conferência que era feito por 3 pessoas e levava 15 dias, agora pode ser feito por uma pessoa só em poucas horas.
Foi esse o resultado que o Fábio, gerente de logística da Bunzl saúde, conseguiu levar para a diretoria dele.
Vou deixar aqui em cima o vídeo onde ele mesmo conta como ele conseguiu alcançar esses resultados com a ajuda da tecnologia do TMS Active OnSupply.
Consequência da redução de custos, a terceira transformação que vai trazer para a sua empresa analisando os indicadores logísticos é o aumento dos lucros.
Os custos logísticos representam de 4 a 30% das vendas de uma empresa, dependendo do produto e do segmento.
Muitas vezes, os gastos com a logística são maiores do que a margem de lucro do produto.
Por isso, qualquer redução desses custos representa um aumento nos lucros.
Muitas vezes, é necessário cruzar informações de vários indicadores para chegar a uma conclusão e tomar as melhores decisões.
Para ter base para montar seus indicadores, primeiramente é necessário documentar corretamente todas as informações e atividades que são realizadas na sua operação.
Talvez fazer o levantamento dessas variáveis ainda não seja um hábito na sua logística.
Por isso, para analisar corretamente os indicadores de performance é necessária uma mudança de cultura na empresa.
Acompanhar todos os números não é tarefa fácil. São centenas de documentos por mês, centenas de ocorrências, muitas cobranças divergentes…
Então, o primeiro passo para fazer uma análise eficiente é ter o registro de todos esses dados em algum lugar como uma planilha ou um sistema.
O risco de usar planilhas é que você (ou alguém da sua equipe) vai desperdiçar um tempão preenchendo as informações manualmente.
Além disso, podem haver erros de digitação ou de cálculo, como em qualquer trabalho manual e repetitivo.
Por isso, se você não tem tempo sobrando e não quer colocar em risco a sua análise, a melhor opção é usar um sistema de gestão logística para registrar de forma automática todas as informações que você vai precisar para ter indicadores confiáveis.
Com esses dados em mãos, é necessário transformar essas informações em relatórios e gráficos, para que aí sim você consiga fazer a análise.
Existem sistemas TMS, como o Active OnSupply que colhem e organizam todas as informações das suas entregas e você consegue facilmente e em uma única tela visualizar os indicadores de toda a sua operação.
Assim, você simplifica a sua análise, economiza tempo e ainda tem a segurança de ter sempre os números corretos e exatos.
Se você quiser que eu faça uma série com exemplos e aplicações de indicadores de desempenho que você pode analisar aí na sua logística, deixa aqui embaixo nos comentários.
Conta pra mim o que você achou deste conteúdo e compartilhe com um amigo logístico, vai ser útil pra ele também.
Muito obrigada e até a próxima!
A gestão de fretes é uma tarefa complexa, e quando falamos de transportes de livros…
Fazer a gestão de fretes em uma editora pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em…
Quando o assunto é gestão logística, contar com a tecnologia de dashboards automatizados é fundamental…
A indústria têxtil é uma das mais voláteis do mercado: é movida por sazonalidades, coleções…
Se você é gestor de logística na indústria farmacêutica, já sabe que manter o controle…
Se você é gestor de logística sabe que a sua área desempenha um papel fundamental…