Logística no SETOR AUTOMOTIVO: Como a TECNOLOGIA ajuda a ter um CONTROLE EFICIENTE e REDUZIR CUSTOS

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

O setor automotivo brasileiro começou esse ano com o “pé direito”, registrando um crescimento animador nas vendas de veículos. Porém, surgiram também uma série de desafios e oportunidades que vão desde a produção até a entrega e utilização pelo cliente. 

Neste cenário dinâmico, a logística desempenha um papel fundamental. Além do transporte, ela envolve o processo de planejamento, execução e controle desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto final aos consumidores. 

No entanto, acompanhar todas as etapas do processo logístico pode ser desafiador, principalmente quando acontecem imprevistos durante a entrega de itens essenciais para seus clientes. 

Já imaginou a frustração de um cliente que espera ansiosamente por uma peça que não chegou no tempo combinado?! É a mesma frustração que acontece quando a gente compra algo e não chega no prazo prometido. 

Lendo essa matéria até o fim, você vai descobrir a importância de ter um controle logístico eficiente no setor automotivo e como a tecnologia pode ser sua aliada nessa jornada. 

 

Como funciona a logística no setor automotivo?

A logística no setor automotivo envolve desde o momento em que as matérias-primas chegam às fábricas até a entrega do veículo ou peça ao cliente final. 

Acompanhar todo esse processo pode parecer complicado, especialmente se você ainda faz tudo de forma manual. Imagina só ter que gerenciar a entrada de peças, coordenar entregas, monitorar transportadoras, garantir que cada item chegue na hora certa… Sem o apoio da tecnologia, isso se torna uma tarefa quase impossível! 

Além disso, o setor automotivo é conhecido por ter uma cadeia de suprimentos bastante complexa, já que as mudanças nesse segmento são muito rápidas. Então, para ter sucesso é essencial entender cada etapa do processo e estar preparado para lidar com desafios, como atrasos, falta de peças, reclamações ou mudanças inesperadas no mercado. 

Um desafio desse segmento é ter o acompanhamento das transportadoras em tempo real. Já que as entregas de autopeças precisam ser feitas de maneira rápida, é necessário que o rastreamento dos pedidos seja eficiente.  

A boa notícia é que, com a tecnologia de um sistema automatizado, como o Active OnSupply, que faz o gerenciamento das etapas da logística, fica muito mais fácil acompanhar todos os processos rapidamente. 

 

Quais os benefícios de ter um controle eficiente da logística no setor automotivo?

Controlar a logística no setor automotivo traz diversos benefícios que impactam diretamente na operação e na satisfação dos clientes. São eles: 

 

Redução de custos

Um dos principais objetivos de todo gestor de logística é reduzir gastos. Com um controle eficiente da logística, é possível otimizar os custos evitando desperdícios e planejando melhor os fretes e rotas. 

Automatizando os processos logísticos no setor automotivo com um sistema TMS, como auditoria de frete, você tem a certeza de que todos os documentos foram auditados e que nada passou despercebido. Claro que se tiver algum valor divergente, o TMS te informa para que a sua atuação seja somente naquela exceção. 

Além da redução dos custos você também terá redução de tempo nas atividades. E como sabemos que “tempo é dinheiro”, se você economizar tempo também vai economizar nos custos. 

 

Aumento da performance das entregas

Quando a logística é bem controlada, a performance das entregas melhora, e no setor automotivo não é diferente. Isso significa garantir que as peças ou veículos cheguem ao destino no prazo certo e com qualidade. 

Com um sistema de monitoramento dos motoristas em tempo real, é possível acompanhar os status de cada entrega, identificar problemas rapidamente e tomar ações antes que o cliente reclame. Até porque agir só depois de uma reclamação é péssimo, concorda? 

Acompanhar de perto a performance dos transportadores aumenta a eficiência das entregas e reduz atrasos. 

Por exemplo, é comum no setor automotivo a transportadora apresentar para você uma performance de 99%, mas número que você levantou está menor que 80%. Se isso já aconteceu com você, está na hora de automatizar o seu controle. 

Existem sistemas TMS automatizados em que você disponibiliza um acesso para a transportadora acompanhar a performance dela. Dessa forma, o mesmo número que você analisa, a transportadora poderá analisar também, alinhando a comunicação com seus fornecedores. 

 

Melhoria na satisfação do cliente

No fim das contas, a satisfação do cliente é o que mantém a empresa no mercado. 

Uma gestão logística bem feita garante que o cliente receba os produtos no tempo esperado, sem danos e com informações claras sobre os status da entrega. Quando falamos de setor automotivo, a entrega em perfeitas condições e com um prazo reduzido pode valer até mais do que o preço de frete. 

Isso cria uma experiência de compra confiável, aumentando a confiança e a fidelidade do cliente, além de fortalecer a recompra. 

 

Qual o papel da tecnologia na logística no setor automotivo?

De modo geral, a tecnologia ajuda a integrar todas as etapas da logística, trazendo mais visibilidade e controle para que você possa garantir que os produtos cheguem ao destino com rapidez e eficiência. 

Já na logística do setor automotivo, a tecnologia tem um papel fundamental, especialmente ao trazer automação para processos que antes eram manuais e demorados. Essa automatização transforma completamente a maneira como empresas gerenciam suas operações logísticas, tornando os processos mais ágeis, eficientes e precisos. 

Um ótimo exemplo de como a tecnologia é utilizada no setor automotivo é a do Grupo Shark, um distribuidor de autopeças e peças para implementos agrícolas. Eles utilizam soluções tecnológicas avançadas para otimizar sua gestão logística. Um dos sistemas usados é o TMS embarcador Active OnSupply, que é responsável pela gestão das transportadoras e auditorias de frete. Além disso, o grupo usa o Active TudoEntregue para monitorar o desempenho e o controle dos motoristas próprios, garantindo que as entregas sejam feitas de forma eficiente e pontual. 

Essas tecnologias permitem que o gestor de logística foque mais na estratégia, centralize informações, automatize auditorias e tenha mais visibilidade sobre o custo e o status das entregas.  

Quer simplificar sua logística e operação no setor automotivo? Conheça o TMS embarcador Active OnSupply → 

 

Gostou deste conteúdo? Então, para ficar por dentro de todas as novidades da logística e transporte siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e YouTube. 

 

Erika Cristina

Recent Posts

7 dicas incríveis para REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS muito mais RÁPIDO do que você imagina

Conseguir uma redução de custos logísticos significativa e de maneira rápida é um dos maiores…

2 semanas ago

REVELADO! 3 segredos para se tornar um GESTOR DE ALTA PERFORMANCE na sua LOGÍSTICA

Sabemos que a vida na logística pode ser desafiadora, principalmente para o gestor de alta…

4 semanas ago

LOGÍSTICA NO AGRONEGÓCIO: Quais são os principais desafios e como superá-los

Como em todas as áreas, a logística no agronegócio é fundamental para garantir que os…

1 mês ago

Sistema para GESTÃO LOGÍSTICA: O que você precisa saber sobre TECNOLOGIA SaaS

Se você é gestor de logística, já deve ter se deparado com o dinamismo de…

1 mês ago

AUDITORIA DE FRETE: Como ter segurança de que o valor que transportadora cobrou está correto?

Se você é responsável pela auditoria de frete ou é gestor de logística, sabe que…

2 meses ago