Se você não tem noção do custo com frete da sua logística, sinto te dizer que você está perdendo dinheiro e seu indicador com esse gasto vai nas alturas. Leia essa matéria até o final e saiba como ter visibilidade e como reduzir os custos de sua operação.
Para muitos gerentes de logística o custo com frete é como uma “caixa preta” cheia de mistérios e incerteza. Ele pode se tornar um grande obstáculo para a eficiência e a lucratividade da sua operação.
Fazer a gestão da área logística sem ter visibilidade sobre o custo com frete assombra muitos gestores. Sem dados precisos e atualizados, é impossível tomar decisões estratégicas e otimizar a operação logística.
A falta de visibilidade leva a vários problemas e alguns são:
É muito comum que uma das metas da logística é ter o controle total de quanto está sendo gasto em fretes. O que pouco se fala é da falta de visibilidade para ter essa informação de maneira simples e rápida.
O custo com frete tem sido uma “assombração” na vida de muitos gestores da logística, principalmente para aqueles que ainda contam com controles manuais, sem ferramentas como dashboards que ofereçam uma visão clara e objetiva da situação.
Embora exista uma margem comum de até 3% do valor da nota fiscal para o custo com frete mensal, essa referência serve apenas como um guia geral para evitar prejuízos. Ter uma gestão eficiente e estratégica do frete exige uma visão abrangente e precisa dos custos reais, indo além de estimativas e suposições.
Você já passou pela situação de que o custo com frete foi igual ou até superior ao valor da mercadoria? Isso acontece com mais frequência do que você imagina. Porém é muito complicado ter essa informação rapidamente para tomar providências se as análises forem feitas em planilhas de Excel, por exemplo.
Se você não tem registrado as informações dos custos de sua logística, fica difícil tomar ações proativas e estratégicas para otimizar sua gestão.
Apostar em um dashboard com o indicador que mostre a evolução mensal do custo com frete permite você fazer análises assertivas e embasadas em dados. Você já tem a informação prontamente e é só “bater o olho” que já sabe onde atuar.
Uma outra informação muito importante e que você precisa ter para tomar decisões estratégicas é: qual é o cliente que tem o maior custo com frete?
Em alguns casos, pode ser necessário repassar parte do custo com frete para o cliente que tem a maior demanda. Isso ajuda a garantir a margem de lucro da sua logística e a manter a competitividade dos preços.
Outro ponto é que ao direcionar recursos para os clientes que geram maior lucro, você pode aumentar e garantir a rentabilidade da operação logística.
Uma outra situação para garantir a fidelidade de compra, é desenvolver estratégias personalizadas para os clientes que têm maior custo com frete, como ofertas de frete grátis para pedidos acima de um determinado valor.
Claro que essa estratégia não pode ser frequente para não prejudicar sua margem.
Em resumo, ter um dashboard para saber qual cliente tem o maior custo com frete é uma informação estratégica que permite otimizar custos, aumentar a rentabilidade, tomar decisões estratégicas e aumentar a competitividade da empresa.
Você sabe responder qual é a região em que seu custo com frete é mais ofensor, elevando os custos a níveis preocupantes? Já se perguntou se essa mesma região poderia ser um potencial para abrir novas filiais e otimização estratégica?
Tendo a informação de qual região de destino está gastando mais e aumentando seu custo com frete, você pode usar como uma oportunidade para abrir novas filiais, para ter mais resultado e sucesso na sua logística!
Por outro lado, se está entregando menos em uma região será que não é o momento de se juntar ao time comercial e começar a explorar melhor aquele lugar? Assim você pode até mesmo aumentar a lucratividade da sua operação logística.
Ter um dashboard com o indicador que mostre o custo com frete por região do Brasil é uma ferramenta estratégica que contribui para a otimização da logística e tomada de decisões assertivas.
Saber se o custo com frete de um transportador está caro ou barato é uma dúvida que “assombra” muito os profissionais da logística. Encontrar o equilíbrio entre preço, qualidade e eficiência é um desafio, mas não um “bicho de sete cabeças”.
Uma maneira simples de identificar se o custo com frete está caro ou barato é ter a informação do valor do frete por kg transportado.
Melhor do que só ter a informação é ter um dashboard que mostre esse custo com frete. O indicador serve como base para comparar produtos e transportadores diferentes, e conseguir avaliar o frete de um transportador comparando com outros fornecedores.
Para ter essa informação bem clara, você também precisa entender como é composto o valor do frete pelo transportador.
Ao combinar a comparação do custo por kg com uma análise abrangente de outros fatores, você terá informações valiosíssimas para tomar decisões estratégicas que otimizam sua logística, reduzem custo com frete e garantem a entrega de seus produtos de forma eficiente e competitiva.
A falta de visibilidade sobre o custo com frete pode comprometer a eficiência e a lucratividade da sua logística. Ferramentas tecnológicas como dashboards e sistemas TMS automatizado, como o Active OnSupply, também podem te ajudar a ter uma visão clara e objetiva do seu custo com frete.
Com informações precisas, você pode tomar decisões estratégicas para otimizar sua operação logística, reduzir custos, aumentar a eficiência e a competitividade da sua empresa.
Se você quer começar a utilizar dashboards para saber como reduzir custos com frete e ter visibilidade de tudo o que acontece em sua operação, baixe grátis o e-book: Utilizando Indicadores na Logística.
Fazer a gestão de fretes em uma editora pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em…
Quando o assunto é gestão logística, contar com a tecnologia de dashboards automatizados é fundamental…
A indústria têxtil é uma das mais voláteis do mercado: é movida por sazonalidades, coleções…
Se você é gestor de logística na indústria farmacêutica, já sabe que manter o controle…
Se você é gestor de logística sabe que a sua área desempenha um papel fundamental…
O setor automotivo brasileiro começou esse ano com o “pé direito”, registrando um crescimento animador…