Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Quer ter  a visibilidade total da sua logística? Conheça o Active OnSupply → 

Se eu te perguntasse agora, quanto você paga de frete por quilo transportado você saberia dizer? Ou teria onde consultar essa informação rapidamente?

Hoje, vamos continuar dando exemplos de indicadores de desempenho chave para medir os resultados da sua logística.

Leia até o final, pois vou te mostrar uma forma bem simples de acompanhar e analisar o indicador Frete por Quilo Transportado

E se você quer saber mais sobre indicadores de desempenho, baixe também o e-book gratuito que preparamos pensando em você, que é gestor de logística: 

Baixe grátis o e-book: Utilizando Indicadores na Logística →

Por que analisar o indicador de desempenho logístico “Valor de Frete por kg Transportado”?

Esse indicador serve como base para comparar produtos e transportadores diferentes, e conseguir avaliar se o frete de um transportador está caro ou não, comparando com outros fornecedores.

Cada transportador monta a sua tabela de uma forma diferente: alguns só com Frete Peso, outros incluem várias taxas adicionais que acabam ficando ocultas na tabela de frete.

Fazendo esta equalização entre o peso que foi transportado com o valor cobrado é possível identificar as diversas variações de tabelas de frete e ver quem está de fato cobrando mais ou menos pelo frete.

Assim, você consegue atuar para fazer melhores negociações e reduzir os valores gastos com frete.

 

Como calcular o valor de frete por kg?

O “Valor de Frete por Quilo” é um indicador muito simples de ser calculado. É só dividir o valor do frete do seu conhecimento ou nota de serviço pelo peso transportado naquele conhecimento e você terá o valor cobrado por Kg.

Valor de Frete por Kg = Valor do Frete / Peso 

Mas fica ainda mais fácil se você tiver um sistema TMS que apresente os indicadores prontos para você analisar.

Por exemplo, no Active OnSupply você consegue filtrar por data e ver no gráfico o valor pago de frete por quilo naquele período. 

Também é possível imprimir esse dashboard ou fazer o download das informações em Excel.

Indicadores de desempenho - dashboard1

Logo abaixo, nessas caixinhas, você consegue ver o resumo geral e, ao lado, por transportador.

Indicadores de desempenho - dashboard2

Aqui no exemplo, a Transportadora 01 tem maior representatividade dentro do valor de frete pago neste período, e o valor do quilo transportado é de R$ 0,63.

Já na Transportadora 03, vemos uma diferença bem considerável. O valor pago por quilo transportado é R$ 2,00. Ou seja, mais que o triplo do valor praticado pela “Transportadora 01”. 

Esse tipo de informação é riquíssima e pode te ajudar a tomar decisões importantes, que farão toda diferença, como trocar de transportadora naquela região, que pode trazer muita economia ao longo do tempo. Se envolve economia, vale a pena analisar sempre!

Na próxima semana, vamos continuar dando exemplos de indicadores de desempenho logístico. Deixe aqui nos comentários quais são suas dúvidas sobre o assunto e quais outros temas você gostaria de ver por aqui.

Muito obrigada e até a próxima!

Dúvidas? Entre em contato!