No mundo dinâmico dos negócios, a logística deixou de ser um centro de custos e passou a ser um diferencial. Hoje, ela é uma função estratégica e essencial para o sucesso de qualquer empresa, apesar de muitas vezes não ter o reconhecimento que merece.
A logística estratégica, além de otimizar os processos e reduzir custos, também melhora a experiência do cliente e pode até abrir novas oportunidades de vendas.
Se você quer saber mais sobre a importância da logística estratégica, como ela pode transformar o seu trabalho e descobrir como aplicá-la no seu dia a dia, está no conteúdo certo. Então, leia esta matéria até o fim.
A logística estratégica vai muito além das funções operacionais tradicionais de transporte, armazenamento e distribuição. Ela envolve planejar e ajustar todas as atividades logísticas para que estejam alinhadas aos objetivos da empresa.
Imagine que você está coordenando a logística de uma empresa que vende roupas. Se o produto não estiver disponível no prazo combinado para o cliente, ele pode simplesmente desistir da compra e solicitar a devolução.
Se o seu setor for apenas operacional, ele pode ser visto como uma área que “só entrega o que é vendido”. A logística não seria mais do que uma área de custos, que tem como único objetivo garantir que os produtos certos cheguem ao destino certo e no prazo certo.
Porém, a logística estratégica é algo mais amplo. Ela envolve pensar nas operações logísticas como uma peça fundamental que ajuda a empresa a alcançar seus objetivos de crescimento, aumentar sua competitividade e melhorar a satisfação dos clientes.
Em vez de simplesmente focar em entregar produtos de maneira eficiente e no menor custo possível, a logística estratégica busca integrar todos os processos à estratégia da empresa, garantindo que cada decisão tomada contribua para o sucesso geral do negócio.
Antes de falarmos mais sobre a logística estratégica, é importantíssimo entendermos a diferença entre ela e a logística operacional.
A logística operacional lida com as atividades do dia a dia, como transporte e controle de estoque.
Já a logística estratégica toma decisões planejadas, como onde armazenar os produtos, quais modais de transporte utilizar, qual é o nível ideal de estoque e como gerenciar a cadeia de suprimentos de maneira mais eficiente.
Os principais aspectos da logística estratégica são:
Agora que você sabe o que é a logística estratégica, vamos entender mais sobre a sua importância.
Ela é essencial para garantir que a empresa alcance os objetivos de forma eficiente e competitiva, e atender às expectativas do cliente.
A logística estratégica ajuda a reduzir os custos operacionais por meio da otimização de processos. Por exemplo, ao planejar a distribuição dos produtos de forma eficiente, você consegue reduzir o tempo de transporte, além de evitar desperdícios e excessos no estoque.
A gestão eficiente de estoques, por exemplo, pode reduzir custos com armazéns, já que você não precisará manter grandes volumes de mercadorias armazenadas.
Além disso, a escolha correta do modal de transporte também pode gerar economia. Por exemplo, por mais que o transporte aéreo seja mais rápido, pode não ser o mais eficiente em termos de custo-benefício.
Com o crescimento das entregas rápidas, os clientes exigem rapidez, eficiência e precisão. A logística estratégica contribui para melhorar a experiência do cliente, garantindo que os produtos cheguem no prazo combinado, na quantidade certa e em perfeito estado.
Uma entrega mais rápida pode ser um grande diferencial. Se o seu concorrente demora semanas para entregar e você consegue entregar em dias, o cliente vai comprar de você.
Já parou para pensar que se o seu cliente for no mercado e o seu produto não estiver na gôndola, ele vai comprar do seu concorrente?
Ao adotar uma abordagem estratégica para a logística, a empresa em que você trabalha consegue se posicionar de forma mais competitiva no mercado, graças às suas atitudes. Com isso, você se destaca e fica mais bem visto pela diretoria.
A logística deixa de ter a função de apenas “entregar” produtos, e passa a ser uma área que agrega valor e contribui efetivamente para a empresa alcançar as metas e resultados. Por exemplo, ao otimizar o processo de distribuição, você consegue reagir mais rapidamente às mudanças no mercado e atender melhor os clientes. Além disso, você terá dados para negociar melhores preços com os transportadores.
A logística estratégica permite que você gerencie os riscos de forma mais eficiente. Quando você tem visibilidade das operações logísticas, consegue identificar os pontos críticos antes que eles se tornem um problema.
Isso inclui prever problemas como falta ou excesso de materiais ou identificar possíveis atrasos nos prazos de entregas.
Aqui estão algumas dicas que vão ajudar você a transformar a logística de uma função operacional para uma função estratégica.
A centralização dos dados é o primeiro passo para transformar sua logística em estratégia. Ao ter todas as informações em um único lugar, você consegue fazer análises mais precisas e tomar decisões baseadas em dados reais.
Por exemplo, se você tem facilmente informações sobre os níveis de serviço dos transportadores, valores de divergências de fretes e ocorrências em aberto, pode tomar ações proativamente para evitar os futuros problemas.
A gestão à vista é um método de gerenciamento em que as informações sobre o desempenho da operação ficam facilmente visíveis para toda a equipe.
Implementar um sistema de gestão à vista, como dashboards e indicadores espalhados em televisões pela empresa, pode ser bem simples, principalmente se você já tiver as informações centralizadas em um único portal.
Esses indicadores ajudam a monitorar e visualizar os dados em tempo real, o que permite uma resposta rápida aos imprevistos, além de garantir que todos da equipe estejam alinhados com os objetivos da logística e da empresa.
A automação de processos logísticos é fundamental para ganhar eficiência e reduzir erros humanos. Hoje, existem diversas opções de tecnologias, como os sistemas de gestão logística, que ajudam a automatizar tarefas como o agendamento de entregas, a gestão de contratos de transportadoras e monitoramento das entregas.
Investir em automatização pode trazer retornos imediatos, como redução de custos com mão de obra, melhoria no tempo de resposta e mais precisão nas operações.
Ferramentas especializadas em logística, como o TMS embarcador Active OnSupply, são perfeitas para quem quer uma logística estratégica no dia a dia, já que ele é um portal que otimiza a gestão de transporte e todo o planejamento logístico.
Ao integrar essa tecnologia no seu processo logístico, você consegue reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência da operação e garantir a satisfação dos clientes.
A logística estratégica é uma necessidade para quem quer competir de maneira eficiente no mercado atual.
Transformar a logística de um simples centro de custos para uma função estratégica exige planejamento, foco na otimização de processos e investimentos em tecnologia.
Ao aplicar as práticas de centralização de dados e monitoramento das informações por meio de gestão à vista, você terá uma logística mais eficiente.
Se você está pronto para transformar a logística em estratégia, comece agora a colocar em prática o que foi visto nessa matéria.
Conheça o Active OnSupply e veja diferença nos resultados da sua logística! →
Gostou deste conteúdo? Então, para ficar por dentro de todas as novidades da logística e transporte siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e YouTube.
Nesta matéria, você vai entender o que é essencial na hora de escolher um sistema…
É muito comum que os times de logística e comercial ainda funcionem como se estivessem…
A rotina da logística pode ser complicada, principalmente se você faz o controle de entregas…
No mundo dinâmico da logística, onde prazos apertados, exigências de rastreabilidade e pressão por eficiência…
Nesta matéria, vamos explicar o que é last mile, mostrar as fases da logística e…
Você ainda depende de planilhas e e-mails para manter sua operação logística funcionando? Se a…