Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

 

O agendamento de entregas é um dos serviços logísticos essenciais para otimizar os transportes e aumentar a eficiência da sua operação. 

Há um tempo era comum ouvir que “o brasileiro gosta de filas” ou que “não pode ver uma fila que já entra nela”. Felizmente, essa realidade tem mudado, especialmente no setor logístico, onde a otimização e o controle de operações se tornam cada vez mais importantes. 

Hoje, graças ao agendamento de entregas, as empresas conseguem evitar as filas demoradas e ter uma gestão muito mais eficiente dos prazos. 

Leia a matéria até o fim para entender mais sobre o agendamento de entregas, descobrir como ter controle total dessa etapa da operação logística e quais são as consequências se o transportador atrasar. 

 

Para contextualizar: O que é o agendamento de entregas? 

O agendamento de entregas é uma facilidade que permite ao cliente escolher o dia e horário para receber o seu pedido. Com essa opção, o cliente evita o incômodo de esperar sem saber quando a encomenda vai chegar e pode escolher o momento que melhor encaixa na sua rotina. 

Isso significa mais conforto para quem compra e mais controle para quem entrega!  

O agendamento de entregas não é só para o cliente final, pode ser até mesmo uma entrega do fornecedor para a empresa em que você trabalha.  

Existe também o agendamento de coletas, que é o mesmo procedimento, porém em vez de você agendar a chegada no cliente, agendará a chegada no seu galpão para a transportadora retirar a mercadoria. 

Além disso, para o gestor de logística, o agendamento é uma “mão na roda”. Ele ajuda a organizar melhor as rotas de entrega, evitar viagens desnecessárias e, com isso, reduzir custos de frete e tempo. 

Outro ponto positivo é que, muitas vezes, o cliente pode acompanhar o status do pedido em tempo real, o que aumenta a chance de sucesso da entrega, diminuindo o número de reentregas. 

 

O transportador atrasou, e como ficam o agendamento e o frete? 

É bem provável que isso já tenha acontecido com você. 

Você entrou em contato com o transportador e fez um agendamento de entregas para o seu cliente (o destinatário da nota). O transportador confirmou o dia e o horário, porém no dia combinado ele atrasou e o seu cliente não poderia mais receber e precisou de um novo agendamento 

Nesse caso, será necessário conversar com o cliente e remarcar o agendamento. Mas, e quem paga o frete? Essa dúvida pode “assombrar” 👻 muitos gestores de logística, mas fique tranquilo que vou te explicar. 

No Brasil, segundo a Lei nº 11.442/2007 que define as responsabilidades do transportador, ele é responsável por prejuízos causados devido ao atraso na entrega, a menos que prove o atraso por motivo justificável ou por força maior. 

Porém, se durante o processo de entrega acontecer tudo conforme o planejado, o transportador estiver no local certo e no momento combinado e o seu cliente recusar a entrega, esse custo será repassado para você 

Quando é assinado um contrato de frete as cláusulas de responsabilidade devem ser claras sobre as suas obrigações e as da transportadora. Deve incluir prazos e condições de entrega, além das penalidades ou compensações caso algo não seja cumprido. 

Ao aceitar a carga, a transportadora se compromete em fazer a entrega no prazo combinado e, se houver problemas no serviço, estará ciente das consequências legais e contratuais. 

 

Um ponto de atenção no agendamento de entregas: Taxa de Permanência de Cargas (TPC)   

A Taxa de Permanência de Cargas ou TPC é uma cobrança feita por transportadores para cobrir os custos com a armazenagem das mercadorias. 

O ponto importante é que essa taxa é cobrada quando a mercadoria fica armazenada no galpão da transportadora por motivos que não dependem dela, por exemplo quando é um agendamento de entregas. 

Sabemos que a armazenagem gera vários custos, e a TPC é considerada no cálculo do frete para compensar o transportador pelos gastos com o espaço, como seguro, imposto predial, vigilância e outros serviços. Essa taxa ajuda a cobrir essas despesas de forma proporcional e justa. 

 

Qual a melhor maneira de controlar o agendamento de entregas? 

Se você controla o agendamento de entregas de forma manual, pode estar perdendo muito tempo e ainda correndo o risco de perder a informação. 

Por exemplo, se a informação do agendamento de entrega estiver anotada em um pedaço de papel e acidentalmente cair uma xícara de café nele, sua anotação foi perdida em questões de segundo. Ou se o registro for em planilha e o arquivo se corromper, também perderá todos os dados. 

A tecnologia é nossa aliada em todas as horas, e no dia a dia corporativo não é diferente! 

Um exemplo prático de como a tecnologia te ajuda com o agendamento de entregas é o TMS embarcador Active OnSupply. Com ele você consegue tomar ações proativas e antes que um problema aconteça, já que visualizará facilmente todos os agendamentos por transportador. 

agendamento de entregas

Além disso, você visualiza rapidamente quem é o responsável por fazer aquele agendamento de entregas, por exemplo, se será você, o cliente ou o próprio transportador. Dessa forma, suas análises e tomadas de decisões são muito mais rápidas e assertivas 

agendamento de entregas

O agendamento de entregas é essencial para garantir a eficiência e a pontualidade na logística. Com uma boa estratégia e o apoio da tecnologia de um TMS embarcador, como o Active OnSupply, você consegue gerenciar todos os agendamentos de maneira organizada e evitar custos adicionais 

Então, em vez de lidar com imprevistos e desgastes com clientes e transportadores, você e sua equipe ganham mais tempo para focar no que realmente importa: reduzir custos de frete, garantir que a entrega aconteça com excelência e aumentar a satisfação do cliente para que ele continue comprando da empresa e você continue entregando.  

Para você ter o controle total dos agendamentos de entregas, conheça o TMS embarcador Active OnSupply → 

 

active-onsupply-tms-logistica

 

Gostou deste conteúdo? Então, para ficar por dentro de todas as novidades da logística e transporte siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e YouTube.