Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?
No mundo dinâmico da logística, onde prazos apertados, exigências de rastreabilidade e pressão por eficiência são o padrão, o controle de entregas é um dos pilares da operação.
Se você é gestor de logística, sabe que precisa ir além de despachar os produtos, é preciso acompanhar, analisar e garantir que cada entrega seja feita de forma eficiente, segura e no prazo combinado.
Porém, ainda é comum vermos gestores que se apoiam exclusivamente nos sites das transportadoras para acompanhar suas entregas.
Além disso, muitos processos continuam manuais, como a roteirização e o acompanhamento dos pedidos por parte dos clientes, o que consome o seu tempo e o da sua equipe e aumenta o risco de erros.
Então, este conteúdo é um alerta: pare de ser refém dos sites das transportadoras para ter informação e assuma o controle total da sua logística.
Lendo esta matéria até o fim você vai descobrir quais são os principais problemas em fazer o controle de entregas de maneira manual, como ter visibilidade do andamento dos pedidos e como economizar tempo na operação logística.
Para contextualizar: O que é o controle de entregas?
O controle de entregas é o processo de monitoramento e gerenciamento da movimentação dos produtos desde a saída (da fábrica, armazém ou centro de distribuição) até a chegada ao destino (cliente final ou pontos de venda).
Esse controle envolve diversas etapas, como planejamento de transportadores ou de rotas, acompanhamento em tempo real, gestão de ocorrências e a confirmação de entrega.
Existem alguns imprevistos no processo de entrega que precisam ser identificados assim que acontecem para que não comprometam a previsão e a satisfação do cliente. Outras situações, como atrasos com um transportador específico ou em uma região, podem ser previstas com uma boa análise e um bom planejamento.
Além das entregas para o cliente final, o controle de entregas pode incluir o transporte interno de materiais entre fábricas, principalmente se o atraso acontecer com um item que afetará diretamente a linha de produção.
Em resumo, o controle de entregas garante que o produto certo chegue ao lugar certo e no prazo certo.
Os perigos do controle de entregas manual
Ainda é comum encontrar gestores de logística que usam planilhas, Google Maps e os sites das transportadoras para fazer o controle de entregas. Porém, isso gera uma série de desafios:
Falta de integração: Cada transportadora tem seu sistema e seu formato de informação. Não existe uma visão centralizada.
Falta de visibilidade: Em muitos casos, você só fica sabendo de um problema quando o cliente reclama, isso compromete a satisfação e a imagem da sua empresa. Sem contar que você estará sempre reativo aos problemas e não tomará ações proativas.
Dependência de terceiros: O cliente cobra o status do pedido e você precisa localizar qual foi o parceiro responsável por aquele transporte. Depois de localizá-lo, você depende da resposta para depois informar ao cliente. Isso atrasa o seu dia e a experiência do cliente “vai por água abaixo”.
Roteirização manual: “A gente vai lá no Google Maps, coloca as cidades, vê o KM e passa para o motorista, já estou acostumado”. Se você ainda pensa assim, sabe que dessa forma consome muito tempo e desconsidera variáveis importantes, como janelas de entrega ou capacidade de carga dos veículos.
Motoristas fora da rota: Já aconteceu de você passar uma sequência de entregas para o motorista e você só descobriu que ele não seguiu quando o cliente da primeira entrega te ligou questionando? Sem uma ferramenta de monitoramento em tempo real, é impossível garantir o cumprimento da rota, fica a sua palavra contra a do motorista.
Falta de dados consolidados: Sem um sistema, fica difícil gerar indicadores de desempenho sobre a sua operação, como o percentual de entregas no prazo, o transportador com maior índice de atrasos e o percentual de entregas por região. Essa falta de dados centralizados prejudica sua análise e tomada de decisões.
Pare de ser refém dos sites das transportadoras
Se o seu controle de entregas ainda é manual, já percebeu os problemas que sua operação pode ter. Então, a solução para resolvê-los é investir em tecnologia.
Um caso bem legal é o da Danny EPI, uma empresa do Grupo Bunzl focada em desenvolver equipamentos de proteção individual, que para ter o controle de entregas utiliza o TMS embarcador Active OnSupply.
O Clodoaldo, Gestor de Transporte, conta que no passado tinham um sistema muito reativo às demandas e aos problemas do dia e que precisava pesquisar as informações no site do transportador ou até mesmo fazer ligação para saber os status das entregas.
Hoje, com o controle de entregas no Active OnSupply eles têm as informações antecipadas para a tomada de decisões.
Além disso, o Bira, Head de Supply Chain e Logística, disse que um dos desafios era melhorar o nível de serviço, e esse indicador cresceu muito depois que implementou o Active OnSupply.
“… Hoje a gente já começa o dia sabendo o que precisa ser entregue, sabe antecipadamente algum prazo que não vai ser cumprido, e a gente entra em contato antecipadamente com o cliente para gerenciar essa ocorrência. Com isso, nosso nível de satisfação dos clientes está acima de 98%“. Veja o relato completo aqui →
Assuma o controle de entregas
Como você pode chegar nesse nível se você ainda depende de planilhas e sites de transportadoras para ter informação? É preciso utilizar tecnologia e automatizar a sua operação logística.
Um sistema que o ajude a ter o controle de entregas, como o TMS Active OnSupply, resolve esses problemas ao centralizar as informações e permitir que você monitore os pedidos em tempo real. Sem contar que você pode disponibilizar um acesso para que o seu cliente e até a equipe comercial possam acompanhar os status das entregas.
Além disso, para ter uma roteirização inteligente e monitorar as entregas feitas pelos motoristas próprios, você pode apostar na tecnologia do aplicativo Active TudoEntregue, com o qual você tem o rastreio das entregas, comprovante de entrega digital e a informação sobre mudanças na sequência das entregas pelo motorista.
Chegou a hora de parar de depender dos sites das transportadoras. Você e sua equipe precisam de autonomia, visibilidade e ferramentas que possibilitem decisões mais rápidas e estratégicas.
Com a tecnologia do Active OnSupply, você transforma a maneira como sua logística é vista pelos demais departamentos, aumenta a satisfação dos clientes e melhora a produtividade da sua equipe.
Dê o primeiro passo hoje mesmo. Para ter um controle de entregas em tempo real e automatizar sua logística, conheça agora o TMS embarcador Active OnSupply →
Gostou deste conteúdo? Então, para ficar por dentro de todas as novidades da logística e transporte siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e YouTube.