Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?
Imagine que você vai sair de férias e vai levar toda a família para fazer aquela viagem dos sonhos. Você já arrumou as malas e abasteceu o carro. A sua família está dentro do carro te aguardando, já está tudo certo para pegar a estrada e aproveitar aquele descanso merecido.
Durante a viagem você percebe que não fez nenhum planejamento e não tem noção de quanto custam as coisas naquele destino e não sabe se o seu orçamento dará certo. A chance de você voltar da viagem, conseguir pagar tudo o que gastou e mais as contas do fim do mês é bem baixa, não é?
Fazer a gestão da logística sem ter visibilidade do custo com frete é o mesmo que você planejar uma viagem de férias sem saber do orçamento. É inviável e quase impossível!
Ter visibilidade do custo com frete é fundamental para garantir que todo o processo logístico seja executado com sucesso e que os custos sejam reduzidos e otimizados.
Por que controlar o custo com frete?
Já aconteceu com você de chegar no fim do mês e o seu diretor perguntar como está a porcentagem do custo com frete? Ou te pedir um relatório que mostre o valor total em fretes que foram pagos no último ano? Ou ainda perguntar qual é o valor que estão pagando por cada quilo transportado?
Nessas horas dá até um frio na barriga, o computador trava, a planilha não abre… não é assim que acontece?
Para você, gestor de logística, ser protagonista da sua operação é imprescindível visualizar as informações facilmente, porque é somente com dados que você consegue tomar ações proativas.
Ter visibilidade agiliza muito suas análises, pois é só você bater o olho que já saberá onde atuar. Não precisa perder horas tentando analisar uma planilha que, muitas vezes, nem abre.
Quando se fala em reduzir o custo com frete, um desafio real para o gestor de logística é escolher a transportadora ideal que atenda todas as necessidades e ainda tenha um valor de frete atraente. É um desafio, mas não é uma “missão impossível”.
Mas por exemplo, se sempre que entrar um novo cliente, você faz cotações com outras transportadoras, isso pode estar aumentando seus custos. Pensa comigo: se você já tem parceiros que atendem outros pedidos, será que se você liberar mais cargas para ele, consegue melhorar as taxas do frete?
Quanto mais cargas forem consolidadas para um transportador, mais “fiel” a sua operação ele será, pois assim ele receberá mais fretes. Concorda?
Com um controle eficiente do custo com frete você tem informações para reduzir os gastos dos transportes. É importante ter visibilidade desse número para não extrapolar a régua de gasto da sua operação.
Você sabe como está seu custo com frete?
A falta de visibilidade do seu custo com frete é o mesmo que você gastar no cartão de crédito sem olhar o saldo do banco. Chega uma hora que a conta para de fechar.
Se você não controla o custo com frete, já passou da hora de começar a acompanhar. Somente assim você vai conseguir reduzir os gastos e até mesmo ganhar mais credibilidade com a diretoria. Qual diretor não gosta de saber que o gestor está trazendo resultados positivos para a operação?
Se você não sabe se o percentual do frete está alto ou não, existe uma margem em que o valor do frete equivale a 3% do valor da mercadoria ou da nota.
Essa porcentagem é somente um norte. É claro que depende muito da operação e do tipo de mercadoria transportada, mas se a sua porcentagem estiver muito mais alta que esse valor, é bom avaliar melhor e tentar ao máximo reduzir.
Estratégias para otimização e redução do custo com frete:
Falamos em outra matéria aqui do blog sobre a importância de fazer a auditoria de frete. E a melhor estratégia para reduzir custos com frete é por meio de auditorias e conferências minuciosas.
Fazer uma análise dos valores antes de liberar a fatura para pagamento garante que você não deixou passar nenhum valor divergente.
Já parou para pensar na quantidade de valor divergente que você aprovou? E se você tivesse devolvido a fatura para o transportador para ele corrigir, quanto você teria economizado, não é mesmo?
Uma outra estratégia para reduzir custos com fretes é analisando a performance de entregas das suas transportadoras.
Se você tiver visibilidade das informações e de como estão as performances de cada um dos seus fornecedores, você terá dados para negociar novos valores e reajuste. Se um parceiro não estiver performando tão bem como deveria, você pode chegar nele e mostrar que a qualidade das entregas está baixa, então não tem motivo para aumentar o valor.
Você também pode utilizar o BID de frete com suas transportadoras como estratégia para reduzir o custo, e assim analisar os valores de cada uma delas e estudar mudanças de parcerias.
O BID de frete é uma ferramenta muito valiosa, pois com ele você não avalia somente o preço, também inclui o prazo de entrega, praças atendidas, certificações do transportador, características especiais do tipo de transporte e outras variáveis. Ele é um ótimo aliado para te ajudar a tomar decisões estratégicas.
Uma dica de ouro para te ajudar a reduzir o custo com frete é contratar transportadora por praça de atendimento.
Por exemplo, existem transportadoras menores que são especializadas em determinadas cidades. Então, em vez de você subcontratar uma transportadora para fazer as entregas, você contrata diretamente esse parceiro. Assim o valor do frete será menor, pois você não vai contratar “duas” transportadoras.
Qual a melhor forma de reduzir custo com frete?
Quando se fala em reduzir custo, uma das primeiras coisas que vem em mente é cortar investimos e começar a usar planilhas, por exemplo. Porém uma coisa pode não interferir na outra.
Para você ter uma ideia, um professor da University of Hawaii chamado Ray Panko descobriu que em média 88% das planilhas Excel contém erros. Imagina só você controlar o custo com frete da sua operação em uma ferramenta que tem 88% de erros… nesse caso, ao invés de reduzir, pode até estar aumentando os custos, concorda?
A forma mais inteligente de reduzir o seu custo com frete e ter visibilidade de como está sua operação é apostando em tecnologia. Hoje existem dashboards integrados à sistema TMS automatizado, como o Active OnSupply, que te dá toda a visibilidade necessária para tomada de decisão.
Um mito que precisa ser quebrado quando se fala em implantar um sistema TMS na empresa é do diretor pensar que “ah, mas é caro”, mas será que ele sabe o quanto já perdeu de dinheiro em fretes que foram pagos errado?
Talvez, se ele tivesse esse número, perceberia que o investimento que faz de R$50 mil, por exemplo, é para não perder R$300 mil com erros. Então, ter um sistema automatizado é fundamental para você garantir a acuracidade de cobrança do transportador e você saber exatamente para onde está indo o dinheiro.
Já pensou levar esse tipo de informação para o seu diretor e mostrar que com uma ação sua ele terá reduções no custo com frete? Isso é uma oportunidade para você ganhar até mais credibilidade como gestor de logística.
E aí, quer reduzir os custos com frete da sua operação logística?