Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Quando pensamos em operações logísticas, sem dúvidas o transporte de cargas é uma das etapas mais importantes. É por meio deste serviço que as empresas conseguem entregar seus produtos aos clientes. Porém, essa não é uma tarefa simples. 

Dentro da gestão de transporte temos a gestão de fretes, que é uma atividade crucial para garantir que todo o processo seja realizado de maneira eficiente, garantindo a satisfação do cliente e, principalmente, a redução de custos. 

A conta frete é um dos principais “ralos” por onde o dinheiro da logística “escorre” sem você nem perceber. 

E você já parou para pensar no impacto do seu trabalho no faturamento da empresa? Se você não controla corretamente os valores pagos de frete, o seu impacto pode ser negativo. 

Por isso, é fundamental que você, gestor de logística, saiba como estão os fretes e quanto o valor que está pagando representa no faturamento da empresa. 

Lendo esta matéria até o final, você vai descobrir a importância de fazer a gestão dos fretes e como controlar esses valores. 

 

Para começar: O que é gestão de fretes?  

A gestão de fretes é o processo em que a empresa planeja, organiza, executa e monitora todas as atividades relacionadas ao transporte de seus produtos. Desde a escolha do modal do transporte até a escolha do parceiro que fará esse transporte, sempre em busca do melhor custo-benefício. 

Este processo precisa de muita atenção, pois está ligado diretamente ao financeiro e faturamento da empresa. Toda e qualquer ação tomada pode impactar positivamente ou negativamente nos resultados do fim do mês. 

A gestão de frete pode ser um grande desafio para os profissionais de logística, especialmente para aqueles que enfrentam problemas, como não saber qual ferramenta usar. Porém, adotar as melhores práticas para otimizar a gestão de frete pode transformar esse desafio em uma vantagem, já que você terá o controle de tudo o que está acontecendo com os fretes e terá embasamento para tomar ações com o objetivo de redução dos custos. 

 

Qual a importância da gestão de fretes? 

A gestão de fretes é importantíssima para empresas de diversos setores, pois além do controle dos valores também envolve toda a gestão dos transportes. 

Aqui estão alguns motivos que destacam a importância da gestão dos fretes: 

               1. Redução de custos: Uma gestão de fretes eficiente permite analisar os valores que estão sendo pagos aos transportadores. Dessa forma, se você tem esse controle, consegue saber se as faturas estão com os valores corretos e não corre o risco de aprovar nenhuma divergência 

               2. Aumento da satisfação do cliente: Escolhendo os transportadores com os melhores valores de frete ajuda, até mesmo, a reduzir os custos do produto. E valores mais atrativos facilitam o processo de compra. Ou seja, por meio da sua gestão, a empresa vai conseguir mais clientes. 

E ter os melhores parceiros de transporte, que proporcionam uma comunicação clara sobre prazos e status das entregas, aumenta a satisfação dos seus clientes, pois mostra que a sua empresa está preocupada com o pedido dele. Isso leva à fidelização e a recompra. 

               3. Visibilidade e controle: Com uma boa gestão de fretes, além de você ter embasamento para a redução dos custos, tem mais visibilidade dos gastos e do processo de transporte como um todo. 

Ainda mais se você tiver ferramentas para automatizar a gestão de fretes, que oferecem mais visibilidade sobre os transportes e permitem o monitoramento em tempo real, o que facilita a identificação e resolução de problemas rapidamente. 

 

Como fazer a gestão dos fretes na minha logística? 

Agora que já entendemos o que é e qual a importância da gestão de fretes, precisamos colocar em prática, certo?! E para isso existem duas maneiras, a manual por planilhas e a automatizada. 

Com a gestão manual você preenche as informações em uma planilha para fazer a conferência posteriormente. Você pode montar uma planilha do zero, com as fórmulas e informações que são importantes para que você tenha o controle dos seus fretes. 

Utilizando esta maneira manual é importante lembrar que precisa ter conhecimento na elaboração das fórmulas da planilha, assim você garante que não montou nada incorreto. 

Já pensou se montar a planilha e deixar uma fórmula errada? Em vez de ter a auditoria correta dos valores, vai acabar aprovando valores divergências sem nem perceber. E tentando resolver um problema, você acaba com outro maior ainda. 

Então, pensando em facilitar esse processo para você, montamos uma planilha para a gestão de fretes, dessa forma fica mais fácil você fazer a gestão e ter o controle da sua logística. 

O melhor de tudo é que você nem precisa de aprovação e liberação de verba da diretoria, já que a planilha é totalmente gratuita. E pode ficar tranquilo, temos um vídeo explicando tudo o que você precisa saber para usar a planilha.  

Se você preferir fazer a gestão de fretes de forma automatizada, você pode contar com a expertise de um sistema TMS, como o Active OnSupply, que já te mostra todas as informações para você fazer a gestão sem que você precise se preocupar em preencher informações manualmente. 

Independentemente da forma que você escolher para fazer a gestão dos fretes é importante ressaltar que precisa utilizar sempre uma ferramenta que seja confiável. Dessa forma você evita futuros problemas em sua operação. 

Se você quer começar a fazer a gestão de fretes da sua logística, baixe grátis a Planilha para Gestão de Fretes → 

Gostou deste conteúdo? Aproveite e siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e fique por dentro dos próximos assuntos.