Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?
Veja como você consegue reduzir custos e simplificar seu dia a dia com o Active OnSupply →
É muito comum os profissionais de logística escolherem as transportadoras pelo estado de destino da mercadoria, sem considerar outras variáveis.
“Essa transportadora atende o estado X? Então está ótimo, vou fazer contrato e transportar só com ela.”
Esta decisão realmente é mais simples, mas pode não ser a mais econômica.
Hoje, vamos dar mais uma dica, muito simples de colocar em prática e que vai te ajudar a reduzir os custos de frete aí da sua logística.
O que é importante considerar na contratação de transportadoras?
Bom, para fazer uma boa negociação de frete para suas entregas, considere sempre em conjunto esses três fatores:
- Nível de serviço;
- Preço do frete;
- Praça de atendimento.
Se você fizer um levantamento de tudo que foi transportado por cidade e recalcular individualmente com base no preço de transportadoras especialistas em determinadas regiões, você pode se surpreender com a redução de custos que pode obter, inclusive, com qualidade de serviço equivalente ou superior.
Dica de ouro: Contratação de transportadora por praça de atendimento
Agora, o pulo do gato: existem transportadoras menores que são excelentes em regiões fora dos grandes centros e que, inclusive, são subcontratadas por grandes transportadores para fazer praças que elas não têm fluxo de carga mínimo para enviar um caminhão. A subcontratação pode aumentar o preço e o prazo de entrega.
Por exemplo: é possível encontrar uma transportadora especialista na região de Araraquara e que seja mais eficiente e mais barata que uma transportadora que atenda todo o interior de São Paulo. Obviamente, a redução é mais perceptível se o volume de cargas for expressivo para a região.
Perceba que aqui estamos falando de como fazer as melhores negociações. Isso está ligado ao custo-benefício e não simplesmente ao preço. Às vezes é melhor manter uma transportadora que presta um excelente serviço e pagar um pouco mais caro por isso. Como também, muitas vezes, uma transportadora que tem qualidade similar pode cobrar mais barato do que você paga atualmente.
A regra é economizar sempre que possível e sem perder a qualidade. Para isso, é preciso medir constantemente o nível de serviço dos transportadores, já que eles também são responsáveis pela satisfação (ou insatisfação) dos seus clientes.
No meio de toda correria do dia a dia, tentar calcular o nível de serviço manualmente em uma planilha com tantos dados de diversas transportadoras, ou pedir aos transportadores que enviem seus próprios relatórios, aguardar o envio, cobrar quem não mandou… tudo isso pode levar dias!
Então se você tiver todas essas informações em um TMS como o Active OnSupply, que trabalha pra você e entrega dados importantes sobre o nível de serviço de seus transportadores, sem nenhum esforço manual, é muito mais fácil, né?
Além disso, para evitar erros e prejuízo, com um sistema TMS os orçamentos e o BID de Frete são feitos automaticamente e sem cálculos manuais.
Assim, você sempre escolherá a transportadora melhor qualificada para aquela região, com os melhores preços e prazos para cada uma das entregas.
Veja como você consegue reduzir custos e simplificar seu dia a dia com o Active OnSupply →
Conta pra mim nos comentários o que você achou dessas dicas e compartilhe com seus amigos logísticos, vai ser útil pra ele também.
Muito obrigada e até a próxima!