Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Você, que é profissional de logística, já deve ter ouvido falar em Logística 4.0. Em resumo, o princípio da Logística 4.0 é a utilização da tecnologia para automatizar os processos na logística. Dessa forma, toda a operação se torna mais eficiente, mais rápida e mais barata. Sim, mais barata!

Se você é gestor de logística ou supply chain, com certeza já ouviu essas duas cobranças: “Precisamos reduzir custos!” e “Precisamos melhorar” o nível de serviço!”. E você se pergunta: “Mas como é que eu vou isso? Por onde começar?”

Hoje, você vai descobrir como é fácil utilizar o conceito da logística 4.0 para finalmente conseguir reduzir custos logísticos.

Tecnologia é diferencial?

É comum ouvirmos que tecnologia é um diferencial para a empresa. Mas isso é um mito, e eu já vou te explicar porque.

Com certeza aí no seu bairro tem uma pizzaria que você gosta bastante. Ela trabalha com delivery, certo?

Agora, imagine se essa pizzaria não trabalhasse com delivery, percebesse que estava perdendo dinheiro por isso e resolvesse finalmente contratar um motoboy e se cadastrar no Ifood. Seria correto dizer que essa pizzaria está inovando e se diferenciando da concorrente?

Claro que não! Uma pizzaria fazer entregas é o mínimo que os clientes esperam. Talvez há uns 50 anos isso fosse um diferencial, mas hoje em dia não é mais.

Nesse exemplo, a empresa estava em desvantagem e, ao tomar a atitude de se cadastrar no Ifood, ela vai conseguir se igualar ao mercado.

O mesmo acontece com a logística. Quem toma uma atitude e resolve aproveitar a tecnologia para automatizar e simplificar os processos da logística, vai sair da desvantagem e se igualar ao mercado e à concorrência, que já está atenta às inovações.

Agora, quem ainda usa planilha de Excel para conferir frete, precisa ligar pra transportadora pra saber onde está a mercadoria e fica esperando o fornecedor de frete enviar o CT-e por e-mail, está “trabalhando em uma pizzaria sem delivery”.

Então, antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro: tecnologia não é mais diferencial, é obrigação!

Com isso em mente, como aproveitar a tecnologia ao máximo para realmente reduzir custos na sua logística?

 

Como usar a tecnologia para reduzir custos na logística?

Primeiro, é preciso entender qual é o verdadeiro objetivo dessa redução. Quando o seu diretor disse naquela reunião que você precisa reduzir os custos da logística, o objetivo final dele é um só: aumentar o lucro!

Sabemos que o lucro nada mais é do que as receitas menos as despesas. Então, reduzindo custos (despesas) no final, teremos mais lucro para a empresa.

Um ponto importante que muitas vezes não é observado é que para aumentar os lucros existe outra questão tão importante quanto reduzir custos: é preciso aumentar a produtividade, ou o nível de serviço. É o famoso “fazer mais com menos”.

Quando esses dois pontos são observados (a redução de custos aliada ao aumento da produtividade), aí sim temos uma equação de sucesso!

A logística 4.0 vai agir nesses dois pontos. Usando a tecnologia de forma inteligente, é possível:

ser mais produtivo e usar melhor o tempo da pessoas automatizando trabalhos manuais e repetitivos e deixando a equipe focada em tarefas realmente importantes, que precisam de análise e inteligência;

acompanhar de forma simples e rápida o nível de serviço das transportadoras para garantir uma boa produtividade também dos fornecedores;

identificar erros que estão trazendo prejuízo, como cobranças de frete indevidas, por exemplo.

 

Logística 4.0 na prática

Mas na prática, como usar a tecnologia para ter todos esses resultados?

Hoje em dia, os gestores de logística mais antenados e eficientes utilizam um sistema que chamamos de TMS Embarcador (Sistema de Gestão de Logística e Transporte).

O objetivo desse software é simplificar o dia a dia do profissional de logística, eliminando todo tipo de tarefa manual, como digitar informações e conferir frete em planilhas, ficar fazendo várias ligações por dia para saber como estão as entregas, enviar nota e CT-e por e-mail… esquece tudo isso!

O sistema automatiza essas tarefas manuais, e tudo o que você ou outro funcionário levariam um dia inteiro para fazer, o sistema te entrega pronto em 3 segundos. Isso é produtividade!

Você e sua equipe finalmente terão mais tempo para focar em tarefas estratégicas, que realmente irão fazer diferença na logística e para a empresa, além de acabar com as horas extras desnecessárias. Mais tempo pra curtir sua família!

O sistema TMS é um grande aliado dos profissionais de logística. Ele te ajuda a:

  • Evitar cobranças indevidas fazendo a conferência automática de CT-es e faturas;
  • Fazer melhores Negociações de Frete;
  • Planejar a expedição para evitar devoluções;
  • Monitorar as entregas (tracking) para evitar atrasos;
  • Analisar o nível de serviço logístico por meio de indicadores.

E, na prática, como o sistema TMS automatiza esses processos pra você? Bom, vamos pegar como exemplo a etapa de conferência de frete:

O sistema busca automaticamente na SEFAZ os CT-es que foram emitidos para a sua empresa, sem que você precise ficar dependendo da transportadora para te enviar essa informação;

Com os CT-es no sistema, ele vai conferir todos os campos (taxas, impostos, adicionais), comparando os valores com CT-e com os valores que foram combinados na tabela de frete do transportador, que também já vai estar registrada no sistema;

Se todos os valores estiverem corretos, o TMS aprova automaticamente o CT-e e envia a cobrança direto para o financeiro da empresa. Caso haja divergência, o sistema não aprova o CT-e e mostra pra você quais CT-es não foram aprovados e exatamente em qual campo está a divergência.

Ou seja, você não precisa ficar conferindo os CT-es que já estão corretos, o sistema já faz isso pra você. Você vai tratar apenas as exceções e vai ter, inclusive, argumentos concretos para renegociar com o transportador;

E o melhor de tudo é que, mesmo com todos esses benefícios, um bom TMS é mais barato do que você imagina. Ainda mais se analisarmos o custo-benefício. Só com todo o dinheiro de frete economizado por ano, o sistema mais do que se paga e ainda vai aumentar o lucro da empresa. Isso sim é um investimento inteligente!

E todo esse processo que eu descrevi é feito em menos de 3 segundos! Quanto tempo você levaria pra fazer tudo isso usando planilha, e-mail e telefone?

Com a conferência de frete automática, além de economizar seu tempo, você consegue fazer a auditoria de 100% dos seus fretes e terá a certeza de que os valores estão corretos. Só aí você já consegue uma redução significativa dos custos com frete.

Gestores de logística que usam o TMS Active OnSupply nos passaram um feedback de que conseguiram reduzir de 3 a 10% do valor gasto com frete!

“Nós ganhamos, em média, uma redução de 3% no custo total de frete. Em alguns casos, o transportador estava cobrando um valor absurdamente maior, e conseguimos identificar por meio do Active OnSupply”Grupo Legrand

Já explicamos como isso é possível nesse outro vídeo aqui do canal, dá uma olhada.

Então, se você quer colocar em prática a logística 4.0 para reduzir os custos da sua logística e ser reconhecido pelos seus resultados, solicite contato de um dos nossos consultores para conhecer o Active OnSupply.

Conta pra mim aqui nos comentários como você pretende aplicar essas dicas aí na sua logística e depois me conta se deu certo.

Se gostou dessas dicas, compartilhe com outros logísticos, vai ser muito útil pra eles também. Muito obrigada e até a próxima!

Dúvidas? Entre em contato!