Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

O “calcanhar de Aquiles” de muitos gestores na logística é ser reativo e não conseguir se antecipar aos problemas. Se você é da área, com certeza já ouviu reclamações de clientes sobre entregas fora do prazo. Quando isso acontece, a primeira ação é entrar em contato com a transportadora, certo?  

Agora, imagine que você tem 3, 5, 10 ou até 50 transportadoras que prestam serviço para a sua empresa. Você acha produtivo entrar em contato com cada uma delas toda vez que um cliente reclamar sobre prazo? 

Indo mais a fundo, você sabe como está a qualidade das entregas de cada uma das suas transportadoras e se elas estão cumprindo os prazos e as metas mensalmente? Analisar esse tipo de dado vai, inclusive, te ajudar a tomar ações para diminuir as reclamações e aumentar a satisfação dos seus clientes.  

Hoje, você vai descobrir a melhor forma de ter visibilidade da performance de entrega das suas transportadoras e se antecipar aos problemas. 

 

Por que preciso ter visibilidade da performance de entregas das minhas transportadoras? 

Com os e-commerces prometendo e fazendo as entregas para os clientes no mesmo dia da compra, quem não segue esse padrão acaba ficando ineficiente no transporte. 

E você sabe se suas entregas estão sendo feitas dentro do prazo que foi combinado ou só fica sabendo de atrasos quando o cliente reclama? Como você faz para ter visibilidade da performance de entregas das suas transportadoras?  

Se você ainda espera a transportadora te mandar uma planilha com a performance para você tomar alguma ação, você está ficando para trás. 

É perigosíssimo ficar na mão da transportadora, pois você não saberá se, de fato, aquela informação está correta. E não é por má fé do fornecedor. Por exemplo, pode ser que a transportadora esqueceu de incluir alguma informação na planilha de performance, e isso faz com que os dados que ela te passou fiquem incorretos.  

Imagine você fazer análises e tomar decisões em cima de uma planilha com informações imprecisas? É uma perda de tempo, não acha? 

O ideal é você começar o dia sabendo o que precisa ser entregue e prever algum prazo que não vai ser cumprido, pois assim você já entra em contato antecipadamente com o cliente para gerenciar essa ocorrência. 

Ter a visibilidade por meio de um dashboard que te mostre exatamente o que está acontecendo e a performance de cada uma das suas transportadoras garante que você tome decisões embasadas em dados reais. Além de facilitar sua análise, pois é só bater o olho que você já saberá onde atuar. 

 

Preço X prazo: O que você avalia na hora de escolher uma transportadora? 

Um dos maiores problemas dos gestores de logística é não monitorar os prazos e a performance de entregas das transportadoras e acabar fechando negócios somente com base no preço. 

Não é porque o fornecedor tem o melhor preço de frete que ele vai garantir que a entrega será feita no prazo, concorda? 

Ao escolher um parceiro de transporte, é necessário avaliar o prazo de entrega, buscando sempre o melhor custo-benefício. 

Não acompanhar o prazo de entrega pode até “queimar” a sua empresa no mercado. Imagine que você escolheu uma transportadora avaliando somente o preço de frete. Com o tempo, você começa a ter atrasos constantes nas entregas feitas por esse fornecedor e essa situação faz com o que a sua empresa perca clientes! 

Esse tipo de decisão tomada sem a análise correta, além de prejudicar a empresa, prejudica também a sua reputação como gestor de logística. 

Avaliando o prazo e a performance de entrega no momento de escolher um novo parceiro de transporte te ajuda, até mesmo, a reduzir as reclamações dos clientes, pois contratar uma transportadora com a performance alta te dá a segurança de que os prazos de entrega serão cumpridos. 

 

Você sabe como está a performance de entregas dos seus transportadores? 

Pode ser que isso já tenha acontecido com você. Imagine que você fica o dia inteiro cobrando as transportadoras e elas te passam as atualizações dos prazos e da performance de entregas por planilhas. Você precisa fazer isso com todas as transportadoras, o ano inteiro.

Vai acontecer que no fim do ano o arquivo vai passar de 30 megas e você não vai conseguir nem trabalhar direito, não será nada amistoso.

Se você tiver seu próprio controle das entregas, sem depender da transportadora te passar informações por e-mail, conseguirá ter muito mais visibilidade da sua operação. Assim, você pode tomar ações proativas e em vez de reativas.

Se você só descobre o atraso quando o cliente reclama, já pensou na quantidade de clientes que recebem a mercadoria fora do prazo, não reclama e você nem fica sabendo?

Você melhor do que ninguém sabe como é péssimo agir só no feedback do cliente. Se você for reativo e esperar o cliente te ligar para só depois tomar uma ação, vai gerar uma “enxurrada” de insatisfação. 

Sabia que um cliente insatisfeito fala mal do serviço para outras nove pessoas? Um estudo do programa TARP (1986) confirmou essa informação. 

 

indicador de controle de entregas

 

A forma mais eficiente de ter visibilidade da performance de entregas das suas transportadoras 

Como falamos, se você ainda espera a transportadora te enviar uma planilha com as informações dos prazos dos pedidos para você avaliar a performance de entregas, seu controle está defasado.  

Atualmente, com a rapidez e agilidade nas informações, os dados precisam ser em tempo real para que a tomada de decisão seja estratégica.  

Quanto mais tempo se leva para resolver um problema, mais problema terá.  

Não adianta você querer fazer uma análise da performance de entregas da transportadora depois que já passou um mês. Pensa comigo, você assiste jornal da semana passada? É claro que não, a informação está desatualizada. Então por que você ainda faz análise com dados desatualizados? 

 Para resolver essa situação, hoje já existem dashboards integrados à sistemas TMS automatizados que te dão toda a informação em tempo real e sem que você precise entrar em contato transportadora por transportadora. 

Dessa forma você tem as informações precisas e saberá em tempo real se as transportadoras estão cumprindo os prazos de entregas. 

E você não precisa se preocupar se o operador esqueceu de incluir uma entrega na planilha, por exemplo. Por exemplo, com o sistema TMS Active OnSupply, caso o prazo de entrega esteja vencido, o transportador recebe uma notificação automaticamente questionando sobre a atualização daquela entrega. Parece até mágica, não é? Mas é a só a tecnologia mesmo. 

Quer ter visibilidade e controle total da sua operação logística?

Conheça o TMS embarcador Active OnSupply →