Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, ter um controle eficiente da operação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, fazer a gestão da logística sem as ferramentas adequadas é como dirigir para um lugar desconhecido sem um mapa ou GPS. É nesse cenário que os dashboards de logística assumem um papel importantíssimo, fornecendo a visibilidade e o controle necessário para tomar decisões estratégicas e assertivas. 

Hoje vou te mostrar a importância de você ter visibilidade na sua operação através de dashboards de logística. Então, vamos lá! 

 

Você sabe qual é a diferença entre dashboard de logística, indicador de desempenho e KPI? 

Pode parecer que essas palavras são simplesmente sinônimas, uma forma diferente de falar a mesma coisa. Na verdade, dashboard de logística, indicador de desempenho e KPI são informações diferentes que se complementam. 

 

Dashboard de logística 

O dashboard de logística é um painel que reúne as principais métricas e indicadores do setor, apresentando os dados de forma organizada por meio de gráficos, tabelas, números e ícones. 

Podemos comparar o dashboard com um painel de controle de um carro. Ele reúne apenas informações relevantes para você não sofrer nenhum tipo de acidente ou infringir alguma lei de trânsito, como a velocidade, combustível e o RPM (rotações por minuto). 

Da mesma forma, o dashboard apresenta apenas as informações mais importantes para conseguir ter o controle e viabilidade da operação e é atualizado em tempo real para garantir que seja mostrado sempre a situação mais recente. 

Podemos dizer que o dashboard é um conjunto de indicadores de desempenho. 

 

Indicador de desempenho 

O indicador de desempenho é uma métrica usada para medir e acompanhar os resultados dos pontos que você considera ser mais importante da sua operação. Pode ser usado para avaliar a eficiência, a efetividade ou a qualidade de um processo. 

Por exemplo, pode ser usado para saber o nível de serviço de uma transportadora, o tempo médio de atendimento no SAC, produtividade da equipe e índice de satisfação do cliente. 

 

KPI 

Já o KPI (Key Performance Indicator, em português Indicador Chave de Desempenho) é um tipo específico de indicador de desempenho. Ele é estratégico e focado nos objetivos mais importantes da empresa. Ele ajuda a acompanhar o desempenho das suas metas e estratégias. 

Por exemplo, você pode utilizar para acompanhar as seguintes metas: aumentar o volume de vendas em 30% no próximo ano, reduzir o custo com fretes em 5% no segundo semestre e aumentar a satisfação dos clientes em 12% no próximo trimestre. 

 

Porque você precisa ter dashboards de logística? 

Já aconteceu aí na sua logística de você precisar tomar uma decisão, mas não tinha nenhum dado para se basear e ficou na dúvida se o que decidiu era de fato o mais assertivo? Ou até mesmo ficou sabendo de um problema somente depois que ele aconteceu, mas se tivesse as informações antecipadamente daria para evitá-lo? 

Controlar uma operação logística sem visibilidade é um risco muito grande, pois você fica totalmente no escuto e à mercê da sorte. É como se você dirigisse para um lugar desconhecido sem um mapa. 

Ter visibilidade do que está acontecendo te dá uma amplitude de ação muito grande. Você não vai tomar uma ação somente depois que aconteceu o problema.  

Os dashboards de logística fornecem a visibilidade necessária e completa para tomar decisões estratégicas e assertivas, embasadas em dados confiáveis e em tempo real, permitindo identificar falhas, otimizar processos e tomar decisões assertivas para alcançar os melhores resultados. 

 

5 vantagens de usar dashboards de logística: 

  1. Aumentar a eficiência da empresa: Você identifica os gargalos na operação, quais são as áreas que estão com alguma ineficiência e oportunidades de melhoria.
  2. Monitorar e avaliar o desempenho da operação: Com os dados centralizados fica mais fácil de identificar os problemas e tomar decisões estratégicas para otimizar a operação.
  3. Reduzir custos e aumentar a lucratividade: Ao acompanhar métricas, como custo por entrega, por exemplo, é possível identificar oportunidades para redução de gastos, apostar em cotações para novas transportadoras e fazer BID de frete.
  4. Melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes: O dashboard ajuda a monitorar indicadores como o índice de entregas no prazo, o que permite identificar atrasos e tomar ações corretivas para melhorar a experiência do cliente.
  5. Analisar o nível de serviço das transportadoras: Acompanhe o desempenho das transportadoras em tempo real, identificando problemas para tomar ações corretivas rapidamente e se possível antes de acontecer de fato o problema.

Ficar sabendo do problema depois que ele aconteceu não te permite ações para evitá-los. Agir só com base no feedback do cliente é péssimo e às vezes já não dá mais tempo de resolver a situação. Se souber antecipadamente que a entrega vai atrasar, é possível tomar uma ação proativa e surpreender seu cliente. 

 

Como começar usar dashboards de logística? 

“Ok, agora que já entendi a importância do dashboard de logística o que preciso fazer para ter um?” 

Ótima pergunta! Primeiramente você precisa ter o registro das informações da sua operação logística como valores pagos em frete, performance de entrega, e valor de frete por cliente, estar ciente e no controle de tudo que está acontecendo na sua operação. 

Depois de centralizar as informações, existem 2 maneiras de ter um dashboard. Você consegue fazer de forma manual ou com a ajuda da tecnologia. Fique tranquilo, vou explicar as duas maneiras. 

  1.  Na primeira forma você pode usar uma planilha de Excel, por exemplo. Alimentando a planilha com as informações que levantou, você já pode montar gráficos e tabelas que fazem sentido para a sua operação. É importante ter um gráfico para cada etapa do processo. Por exemplo, ter um apenas para a performance do transportador, outro para saber a região com o maior índice de entregas, um terceiro que mostra o valor pago em fretes e assim por diante.  Nessa opção manual, você precisa ter uma habilidade muito grande no Excel e lembre-se que tudo que fazemos dessa forma é passível de falha. 
  2.  A outra maneira, bem mais simples, é você usar a tecnologia a seu favor. Existem sistemas TMS automatizado, como o Active OnSupply, que colhem e organizam todas as informações sem que você precise se preocupar em preencher planilhas. Além disso, esses sistemas já mostram todos os resultados que você espera com apenas alguns cliques. 

 

Ou seja, os dashboards de logística são ferramentas poderosas que oferecem visibilidade, percepções e controle total da sua operação. Implementar um dashboard é investir no sucesso do seu trabalho, impulsionando a competitividade, a eficiência, a lucratividade e a satisfação dos seus clientes. 

Se você quer começar a utilizar dashboards de logística e ter visibilidade de tudo o que acontece em sua operação, baixe grátis o e-book: Utilizando Indicadores na Logística. 

 

Baixar e-book indicadores - dashboards de logística

 

Dúvidas? Entre em contato!