Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

 

A gestão logística é o “coração” das operações de muitas empresas e é essencial para garantir a fluidez da cadeia de suprimentos. Sua eficiência tem impacto direto na competitividade, na satisfação do cliente e nos resultados financeiros. 

Sem uma logística bem estruturada, toda a cadeia de suprimentos pode parar, causando atrasos, aumento de custos e perda de oportunidades. 

Nos últimos anos, o aumento da complexidade das operações trouxe desafios ainda maiores para os gestores de logística, como ter informações em tempo real, reduzir custo de frete e garantir a satisfação dos clientes. 

Além disso, a alta demanda por eficiência tem levado muitos profissionais a enfrentarem um problema cada vez mais comum: a sobrecarga operacional. 

Lendo a matéria até o fim você vai descobrir como resolver esse problema de sobrecarga e elevar o nível da sua gestão logística. 

 

O impacto da sobrecarga operacional na gestão logística 

A gestão logística tem sido uma tarefa desafiadora devido ao excesso de demandas operacionais. Essa sobrecarga acontece quando existe uma grande quantidade de tarefas e responsabilidades e a equipe não dá conta. 

Isso compromete a qualidade do serviço e a capacidade de executar as tarefas com eficiência. A sobrecarga tem consequências como: 

  1. Aumento de erros operacionais: Quando estamos sob muita pressão, isto pode afetar a capacidade de atenção aos detalhes, o que pode resultar em erros que geram atrasos, retrabalho e, em muitos casos, custos extras; 
  2. Queda no desempenho da equipe: Uma carga excessiva de trabalho pode levar ao cansaço físico e mental, reduzindo o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Além disso, uma carga de trabalho desproporcional pode gerar insatisfação e, por consequência, a perda de pessoas na equipe. 
  3. Dificuldades na tomada de decisão: A sobrecarga afeta diretamente a clareza e a agilidade na resolução de problemas, pois você, gestor de logística, estará constantemente lidando com demandas urgentes. Quando tudo parece urgente, é difícil priorizar e pensar estrategicamente, o que afeta negativamente a sua gestão logística e a sua capacidade de tomar decisões acertadas. 

Se o setor está enfrentando altos índices de erros, atrasos e perda de colaboradores é preciso “olhar de fora” para conseguir agir estrategicamente. 

 

Como diminuir a sobrecarga sem aumentar a equipe? 

Aqui estão 4 passos para melhorar a gestão logística e reduzir a sobrecarga sem alterar a equipe: 

  1. Automatize processos: Invista em sistemas automatizados, rastreamento de pedidos e comunicação eficiente com as transportadoras. A tecnologia economiza horas de trabalho manual e reduz o risco de erros. Por exemplo, um sistema de gestão de transportes, como o TMS embarcador Active OnSupply, otimiza as conferências de fretes e faturas, diminuindo custos e aumentando a eficiência. 
  2. Planeje melhor: Estabeleça metas claras e use ferramentas, como dashboards e indicadores, para monitorar o progresso. O planejamento também deve incluir a previsão de demandas, ajudando a evitar surpresas. 
  3. Melhore a comunicação: Deixe o cliente avisado sobre toda a mudança que acontecer no pedido dele. Além disso, tenha um canal de comunicação eficiente com os transportadores, principalmente para receber as informações em tempo real. 
  4. Descentralize responsabilidades: Delegar tarefas operacionais libera tempo para você focar nas ações estratégicas e em inovações para a sua logística. 

Você já ouviu falar em BPO? A sigla significa Business Process Outsourcing e em português Terceirização de Processos de Negócios. 

O BPO na logística é muito útil quando as demandas operacionais impedem o time de focar em atividades estratégicas e, principalmente, quando existe grande volume de trabalho e poucas pessoas. 

Utilizando o Active BPO você delega as tarefas operacionais para profissionais com ampla experiência em logística. Isso oferece mais agilidade para lidar com mudanças de mercado, e você consegue focar nas atividades estratégicas do setor. 

Além disso, elimina investimentos em infraestrutura ou contratação de mais pessoas para a equipe, pois essas tarefas serão de responsabilidade do parceiro de BPO. 

Com o Active BPO, em pouco tempo sua logística começará a fluir com mais autonomia, agilidade e eficiência, porque você trabalhará com especialistas no assunto. Além disso, você não precisa se preocupar com remanejamento de funcionários em períodos de férias, já que as atividades operacionais estarão com uma equipe qualificada. 

 

Como a tecnologia e visibilidade te ajudam com a gestão logística? 

Na era digital, existem várias ferramentas para facilitar a gestão logística e eliminar a sobrecarga operacional. Soluções tecnológicas têm se mostrado essenciais na gestão logística moderna. 

Ferramentas como TMS, sistemas de roteirização e dashboards e indicadores otimizam processos e oferecem dados precisos para uma tomada de decisão mais assertiva. 

A tecnologia é uma grande aliada para os dias atuais. É por meio dela que resolvemos tudo, seja conversar com um amigo, pagar um boleto ou simplificar o dia a dia de trabalho. 

Um ótimo exemplo de tecnologia na logística é o Active OnSupply. Nele você monitora a performance das suas operações, tem visibilidade em tempo real por meio de dashboards e indicadores claros e precisos, além de ter o controle total da sua logística. 

A sobrecarga operacional pode parecer inevitável, mas com as estratégias certas você pode simplificar sua rotina e a de sua equipe.  

Invista em tecnologia e mantenha o foco no planejamento estratégico. Com isso, você terá um ambiente de trabalho mais leve, produtivo e com os melhores resultados. O que faz a diferença não é trabalhar muito, mas sim trabalhar de forma inteligente. 

Ao investir em tecnologia e estratégia, você garante a produtividade da sua equipe e o seu crescimento profissional com uma melhor gestão logística. 

Não espere para agir! Conheça o Active BPO e veja como simplificar a sua operação e gestão logística de forma simples, prática e rápida! 

 

 

Gostou deste conteúdo? Então, para ficar por dentro de todas as novidades da logística e transporte siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e YouTube.