Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Quer ter  a visibilidade total da sua logística? Conheça o Active OnSupply → 

Para garantir a qualidade no serviço prestado aos clientes é necessário acompanhar de perto o que acontece nas entregas. 

Por isso, só resolver os problemas quando eles já aconteceram não é o suficiente. É preciso analisar quais problemas acontecem com mais frequência para “arrancar o mal pela raiz”.

Vamos continuar nossa série sobre indicadores de desempenho logístico e, hoje, vamos explicar porque e como analisar as entregas com problemas.

Se você quer saber mais sobre indicadores de desempenho, baixe também o e-book gratuito que preparamos pensando em você, que é gestor de logística:

Baixe grátis o e-book: Utilizando Indicadores na Logística →

 

Como analisar o Indicador de Desempenho Logístico Entregas com Problemas

Para melhorar a qualidade e o prazo das entregas, é fundamental analisar aquelas que deram errado ou ultrapassaram os prazos.

É importante que você considere dois pontos:

  • O percentual das entregas que tiveram algum problema;
  • E quais são os problemas mais comuns que têm atrapalhado suas entregas.

Sabendo quais realmente são os problemas você vai conseguir pensar em soluções definitivas para os que acontecem com mais frequência. Dessa forma, sua ação vai ser muito mais proativa do que reativa, que é o que se espera de um bom gestor. 

Precisamos prever os problemas e tomar providências para evitá-los ou minimizá-los.

E essa previsão, na verdade, não é com “bola de cristal”, pois você não terá a resposta olhando para o futuro, mas sim para o passado.

Olhe para as ocorrências de entrega do último mês e veja quais delas mais se repetem. 

 

Registro de ocorrências: o primeiro passo para conseguir medir os principais problemas nas entregas

Para que você consiga identificar quais problemas acontecem com mais frequência, é importante que as ocorrências sejam registradas, de preferência em um sistema TMS, como o Active OnSupply. Isso vai ser fundamental para fazer análises e implementar melhorias.

 Quer ter  a visibilidade total da sua logística? Conheça o Active OnSupply → 

Pensando na resolução dos problemas com agilidade, o ideal é que esse registro das ocorrências seja feito em tempo real pelo transportador, ou seja, assim que o problema acontecer. 

Se pensarmos em uma empresa com 50 motoristas, que faz 20 entregas por dia, e cada entrega tem, no mínimo, um lançamento, já estamos falando de mais de 1.000 ocorrências por dia!  

E como conseguir identificar em meio a tantos dados, onde está a oportunidade de melhoria? Às vezes uma mudança simples traz melhorias significativas para a sua operação e para redução de  custos.

O mais desafiador é encontrar onde fazer os ajustes. Por exemplo: se você identificar um grande número de entregas não realizadas porque o local estava fechado, é preciso descobrir: porque tentamos entregar sempre em um local fechado? O que falta? Agendamento? Estamos chegando muito cedo ou muito tarde? 

Se as ocorrências não são catalogadas e registradas é praticamente impossível saber o que pode ser melhorado.

Analisando as ocorrências você consegue atuar com mais precisão para resolver os problemas, e isso vai refletir diretamente nos outros indicadores de desempenho.

Por exemplo, se a mercadoria não foi entregue porque o endereço do cliente não estava correto, provavelmente vai atrasar e reduzir o indicador de performance de entrega e o OTIF.

Consequentemente, vai aumentar também o lead time de entrega.

Depois que a correção do endereço for feita, o transportador precisará programar uma nova tentativa de entrega, o que vai aumentar os custos extras de reentrega.

Percebe a importância de analisar as entregas com problemas?

Nos próximos artigos, vamos citar outros indicadores de desempenho importantes para você analisar aí na sua logística.

Compartilhe esse conteúdo com outros amigos logísticos, vai ser útil pra eles também.

Muito obrigada e até a próxima!

Dúvidas? Entre em contato!