Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?
A indústria têxtil é uma das mais voláteis do mercado: é movida por sazonalidades, coleções e tendências que mudam em um “piscar de olhos”. Por isso, a logística de moda precisa ser inteligente e ágil.
Além disso, existe a necessidade de gerenciar um grande volume de produtos, com variações de cores, tamanhos e estilos, o que complica a eficiência nas entregas.
Outro ponto que deve ser acompanhado de perto é a devolução de produtos, a famosa logística reversa, que nesse segmento é bastante comum.
Leia esse conteúdo até o fim para descobrir como superar os desafios da logística de moda e qual a melhor forma de automatizar o controle das ocorrências e performance de entregas das transportadoras.
A logística reversa no setor da moda
Como você já deve saber, um desafio para a logística de moda é o alto volume de devoluções, especialmente em compras online. Produtos que não servem ou não atendem às expectativas dos clientes precisam ser devolvidos de maneira rápida e eficiente, sem gerar altos custos para a empresa.
A pandemia da COVID-19 forçou muitos empreendedores a fecharem as portas de muitas lojas físicas. Em contrapartida, muitas dessas empresas puderam encontrar uma segunda chance em manter ou, até mesmo, expandir o faturamento com as vendas online.
O isolamento social acabou sendo um acelerador para diversas tendências de mercado e os e-commerces do setor da moda tiveram uma crescente após esse período.
Para você ter uma ideia, o setor de moda se adaptou rapidamente aos novos hábitos de consumo, o volume de peças vendidas online em 2023 foi maior em 233,5% comparado a 2019.
Neste novo cenário, a logística reversa se torna ainda mais importante. Se durante qualquer etapa após a venda o cliente se arrepender da compra, ele tem o direito de devolver o produto, já que no Código de Defesa do Consumidor está previsto que ele pode desistir da compra no período de 7 dias após o recebimento do produto.
Principais desafios na gestão da logística de moda
O ciclo de vida dos produtos de moda é curto, geralmente, são lançadas novas coleções a cada estação. Por ser um segmento bem competitivo, a logística precisa estar preparada para responder rapidamente às mudanças nas demandas dos consumidores.
Você já parou para pensar que se o seu controle logístico estiver falho, você terá dificuldades em prever tendências do mercado e abastecimento de outras lojas ou centros de distribuição? Isso pode resultar em excesso de produtos não vendidos ou na falta de itens.
As duas situações causam impactos financeiros: o excesso de produtos leva à necessidade de promoções, que podem afetar a percepção de valor da marca; por outro lado a falta de produtos pode levar à perda de vendas e a insatisfação dos clientes.
Listei abaixo alguns outros desafios:
Sazonalidade
A moda é sazonal por natureza, com períodos de alta demanda durante o lançamento de coleções e datas comemorativas, como a Black Friday e o Natal.
Esses períodos exigem que a logística de moda seja ágil e altamente adaptável, capaz de gerenciar um aumento significativo no volume de pedidos.
Qualquer falha na preparação para esses períodos pode resultar em atrasos nas entregas, sobrecarga ou falta de estoques, sem contar nas dificuldades em manter os níveis de serviço e performance das entregas.
Além disso, pode acontecer sazonalidades inesperadas, como mudanças bruscas no clima. Essas alterações podem acelerar a demanda por tipos específicos de peças, por exemplo roupas de inverno, o que vai exigir uma resposta rápida da sua logística.
Variedade de produtos
A diversidade de produtos no setor de vestuário, com peças em vários tamanhos, cores e modelos, pode aumentar a complexidade na operação da logística de moda.
Com a grande quantidade de peças semelhantes, é comum acontecerem carregamentos incorretos, o que pode prejudicar a experiência do cliente com a marca.
Para atender a essa demanda, é essencial ter tecnologias especializadas. Só assim você garante controle completo da logística e, principalmente, das entregas.
Entregas de última milha
No segmento de moda, a expectativa em receber o pedido é bem alta. Por isso, estar atento aos desafios da última milha é ainda mais importante.
A última milha é a fase final do processo de entrega de mercadorias, por exemplo quando o produto é enviado do centro de distribuição diretamente para o cliente final.
Com o aumento da demanda por entregas rápidas, muitas vezes no mesmo dia ou no dia seguinte, a última milha se torna ainda mais desafiadora e custosa. Porém é preciso equilibrar os custos e a eficiência.
Utilizar tecnologias como roteirização de entregas inteligente e parceiros de transporte especializados no setor têxtil é uma dica para enfrentar esse desafio.
E o que fazer para superar os desafios da logística de moda?
Como já falamos, a logística de moda enfrenta desafios únicos, como sazonalidades e necessidade de atender rapidamente às tendências do mercado.
Aqui vão algumas dicas do que fazer para superar os desafios desse segmento:
Busque por transportadores especializados
Contar com a parceria de transportadores especializados na indústria têxtil é fundamental para garantir o sucesso operacional e a satisfação do cliente final.
Os transportadores especializados entendem a importância de prazos curtos, cuidado com as embalagens das mercadorias e sabem da flexibilidade para atender os períodos de alta demanda, como lançamentos de coleções e grandes promoções.
Essas parcerias precisam ser estratégicas e, além do valor de frete, você precisa estar atento no nível de serviço desses transportadores e na performance de entregas. Mesmo que o parceiro tenha o melhor custo de frete, não significa que ele terá o melhor atendimento.
Disponibilize o rastreio das entregas online para os clientes
Dar a possibilidade de rastreamento de entregas em que o próprio cliente consiga consultar os status é fundamental para garantir a satisfação do cliente e diminuir a quantidade de ligações na logística ou no SAC para monitorar os pedidos.
No setor de moda, onde muitas vezes o consumidor espera receber o pedido antes de um evento ou data importante, a visibilidade do status da entrega em tempo real é importantíssimo.
Para ter informações atualizadas em tempo real, o ideal é que no momento que a transportadora atualize uma informação no sistema dela, esse dado já fique disponível em seu sistema de tracking e no link de rastreio do cliente.
Invista em tecnologias
Para superar os desafios da logística de moda e aumentar a performance das entregas, é necessário combinar a tecnologia com o planejamento e a visibilidade.
Um exemplo de como a tecnologia é fundamental na logística de moda é o da empresa Track&Field, uma marca conhecida de roupas esportivas, que para fazer o controle completo da logística utiliza o TMS embarcador Active OnSupply e o sistema para controle das entregas Active TudoEntregue.
O gerente de logística conta que antes de utilizar as soluções da Active Corp eles eram “reféns das transportadoras” já que era necessário acessar o site, ligar no SAC e muitas vezes até falar com o dono para saber de um status de entrega.
Agora eles tiveram uma melhora fantástica na gestão de tracking, já que quando o transportador faz a entrega ou muda qualquer status no pedido, em questão de segundos já aparece no TMS Active OnSupply. Vou deixar o vídeo para que você possa ver o relato completo →
Em um mercado tão competitivo como o da moda, otimizar a logística é um diferencial. Os gestores que conseguem alinhar suas operações com a demanda por entregas rápidas ganham vantagens perante os concorrentes.
Além disso, investir em soluções de tecnologia especializadas em logística, que façam integrações e que recebam as informações dos transportadores em tempo real, é essencial para o sucesso da sua logística de moda.
E você, quer acabar de vez com os desafios da logística de moda? Conheça o TMS embarcador Active OnSupply e o sistema para controle de entregas Active TudoEntregue →
Gostou deste conteúdo? Então, para ficar por dentro de todas as novidades da logística e transporte siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e YouTube.