Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

 

Conseguir uma redução de custos logísticos significativa e de maneira rápida é um dos maiores desafios e principais objetivos dos gestores dessa área. 

Os custos da logística representam uma parcela significativa das despesas da empresa. Então, ter estratégias para reduzir os valores melhora a margem de lucro e permite que a empresa seja mais competitiva no mercado. E se for você o responsável por essa redução de custos, com certeza será notado e reconhecido por seus resultados. 

Na matéria de hoje vou compartilhar 7 dicas incríveis sobre o que você pode fazer para ter a tão esperada redução de custos logísticos. 

  

1. Faça cotação de frete com mais de uma transportadora 

Quando você pode fazer as cotações de frete com mais de uma transportadora, é possível barganhar os valores. Você terá um norte de como estão os preços de outros fornecedores e assim saberá se o frete está caro ou barato.   

Outro ponto é que não é porque uma transportadora tem o menor custo de frete que ela consegue te atender bem. Além de analisar o valor do frete, é preciso também analisar o tempo de entrega e a performance da transportadora 

Por mais que o valor daquela transportadora esteja competitivo, se o prazo de entrega for muito longo, o seu cliente pode desistir da compra. Aí, em vez de você ter uma redução de custos logísticos, vai ter uma redução no faturamento da empresa. 

Uma outra dica valiosa: faça cotação com transportadores menores e especialistas em determinada região. Muitas vezes, você consegue economizar no valor do frete e ainda ter um serviço mais qualificado, já que esse transportador conhece muito bem as particularidades de entregar nesta região específica.  

 

2. Tenha a gestão à vista por meio de dashboards e indicadores 

A gestão à vista é um método de gerenciamento em que as informações sobre o desempenho da operação ficam facilmente visíveis para toda a equipe, em uma televisão, por exemplo. 

Quando as informações estão disponíveis de maneira clara e objetiva, fica mais fácil de tomar ações estratégicas. É só “bater o olho” que você já sabe onde precisa atuar. 

Quando você faz o monitoramento e o acompanhamento constante da sua operação, é possível identificar os gargalos, tomar ações estratégicas e otimizar os processos para conseguir a redução de custos logísticos. 

Por exemplo, se você tiver facilmente a informação de que em determinada região o seu frete está muito alto, é possível ter estratégias para negociar melhores taxas com a transportadora que atende aquele destino. 

Se você ainda não tem a gestão à vista, fique tranquilo! Nesta matéria aqui eu explico com mais detalhes. 

 

3. Automatize sua auditoria de frete 

Quando falamos em redução de custos logísticos, uma das primeiras tarefas que vem em mente é a auditoria de frete. Porém, ao fazer as auditorias manuais, por planilhas ou amostragem, se perde muito tempo e você não consegue garantir que está tudo correto.  

Para fazer a auditoria manualmente você precisa olhar documento por documento, planilhar todas as informações, sem contar que você precisa conhecer todas as taxas que a transportadora utiliza e como ela compõe o frete.  

Para simplificar o seu dia a dia, você pode (na verdade, você deve) automatizar esse processo. E a melhor maneira é usando a tecnologia. 

Um ótimo exemplo de como a tecnologia te ajuda com a auditoria de frete e redução de custos logísticos é o TMS embarcador Active OnSupply, que confere automaticamente todos os valores, te dá todo o detalhamento dos fretes e você atua somente na exceção.  

Por exemplo, quando há uma divergência de valor você sabe exatamente em qual campo foi cobrado um valor diferente pelo transportador, pois o Active OnSupply detalha todos os campos, informa qual foi a tabela de frete utilizada e salva todo o histórico do cálculo. 

E para que você tenha visibilidade da sua auditoria de frete, separei este vídeo → para você. 

 

4. Antecipe-se aos problemas 

Ter visibilidade do que está acontecendo em tempo real aumenta sua chance de tomar ações. Saber de um problema depois que ele aconteceu não permite que você tome ações para revertê-lo, sua ação será pontual para resolver apenas naquele momento. 

Por exemplo, se você sabe que vai acontecer algum imprevisto que gera atrasos ou até mesmo impossibilita a entrega, avise ao cliente. Antecipe-se e o avise antes que ele ligue para te cobrar e reclamar do atraso. 

Quando o cliente está ciente do que está acontecendo e consegue acompanhar como está o andamento do pedido, ele pode se planejar melhor para receber a mercadoria. Isso evita que o cliente saia do local quando o motorista chegar para a entrega, e evita custos extras com reentregas ou devoluções. 

Só de se antecipar aos problemas, além de evitar dor de cabeça, você vai conseguir a redução de custos logísticos muito mais rápido do que  imagina. 

 

5. Elimine atividades desnecessárias 

Imagina que no seu setor de logística tem uma fila de vendedores com orçamento na mão pedindo para que seu time faça as cotações para eles informarem aos clientes. Nisso, seu time passa o dia inteiro fazendo cotação de frete com vários transportadores para dar uma resposta e o vendedor tentar fechar o pedido. 

Essa tarefa de entrar em contato com várias transportadoras para conseguir os valores e depois retornar para o vendedor leva muito tempo, e o cliente pode até desistir do produto pela demora no retorno. Ou seja, pode ser que todo o trabalho que seu time teve foi em vão. 

Para evitar esse tipo de situação, existem sistemas TMS automatizado, como o Active OnSupply, que se comunica com o ERP e o próprio vendedor pode gerar o orçamento e responder para o cliente no mesmo momento. O que levaria horas para acontecer o vendedor tem na mão em minutos. 

Dessa forma, você e a sua equipe terão tempo para fazer atividades e análises estratégicas com o foco em redução de custos logísticos 

E é como dizem “tempo é dinheiro”, se você perde tempo está perdendo dinheiro. 

 

6. Terceirize a gestão dos fretes 

Você já ouviu falar em BPO na logística? BPO é a sigla para Business Process Outsourcing que em português significa Terceirização de Processos de Negócios. 

O BPO vai muito além de um serviço ou uma tarefa pontual que a empresa contrata, o foco está na melhoria contínua e na otimização de processos. Implementar na gestão dos fretes traz resultados incríveis. 

Se você não tem “mão de obra” suficiente em sua logística, o BPO é uma estratégia poderosa que pode transformar a sua operação. Ele oferece mais eficiência, redução de custos logísticos e te deixa livre para focar em atividades que vão impactar diretamente no crescimento e sucesso da área. 

 

7. Aposte na tecnologia para reduzir custos e facilitar seu dia a dia 

Por último e não menos importante, utilize a tecnologia de um sistema especialista em logística para te auxiliar na automatização das tarefas e facilitar os controles. 

Ter um sistema de gestão de pagamento de fretes e controle da logística é fundamental para você garantir a acuracidade da cobrança do transportador e saber exatamente para onde está indo cada centavo do dinheiro da empresa. 

Um caso bem legal de como a tecnologia ajuda com a redução de custos logísticos é o da empresa Track&Field, uma marca conhecida de roupas esportivas, que para auditar os fretes utiliza o sistema de gestão logística Active OnSupply. 

O gerente de logística conta que eles conseguiram reduzir 1 dia de trabalho de conferência para cada fatura enviada pelo transportador! Parece até exagero, não é mesmo? Mas é só trabalhar com a tecnologia certa que funciona. Veja o relato completo →   

Agora você só precisa colocar essas dicas em prática! E para te ajudar nessa tarefa conheça o TMS embarcador Active OnSupply → 

  active-onsupply-tms-logistica

 

Gostou deste conteúdo? Então, para ficar por dentro de todas as novidades da logística e transporte siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Linkedin, Tiktok e YouTube.