Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?


Simplifique sua logística com o TMS Active OnSupply → 

 

Hoje, vamos falar sobre uma tecnologia que se tornou indispensável para quem quer ter uma logística realmente eficiente e mais econômica. Vamos explicar o que é TMS, porque ele é tão fundamental atualmente e quais funcionalidades um bom TMS precisa ter.

 

Afinal, o que é TMS?

Traduzindo para o português, TMS significa Sistema de Gerenciamento de Transporte e Logística. Ou seja, os TMSs são softwares que automatizam rotinas manuais e facilitam a gestão das transportadoras, distribuidores, e-commerces, indústrias e  empresas que terceirizam o frete. 

O objetivo desses sistemas é evitar retrabalho, eliminar erros e tornar a operação mais precisa e eficiente.

Os TMSs mais modernos utilizam o EDI (Troca Eletrônica de Dados), que torna possível a comunicação entre os parceiros em tempo real. O EDI permite que documentos como CT-e, NF-e, ocorrências, faturas e pré-faturas sejam enviados e recebidos pelo embarcador e pelo  transportador, de forma rápida, transparente, sem precisar enviar por e-mail e sem os erros causados por preenchimento manual de informações. 

 

TMS embarcador

Existem dois tipos de TMS: TMS Transportador e TMS Embarcador para a transportadora e para o embarcador que são empresas que contratam transportadoras. Hoje nós vamos focar no TMS Embarcador.

O TMS para embarcadores tem a função de automatizar a gestão dos fretes, o acompanhamento das entregas e todos os controles que são feitos em planilhas, que não são nada práticas e nem seguras.

Hoje em dia, os sistemas TMS mais modernos do mercado não precisam nem ser instalados no computador. Eles são acessados pela internet através de login e senha, como a maioria dos aplicativos que usamos no nosso dia a dia. Ou seja, esse tipo de plataforma online é muito mais econômica do que os TMS antigos, porque dispensa custos com servidores, backups, técnicos, etc. 

Outra vantagem, é que esses sistemas de gerenciamento de transporte permitem a integração das informações com seus transportadores e clientes, que também podem acessar pela internet as informações pertinentes a cada um, o que elimina a perda de tempo com ligações telefônicas e troca de e-mails. Isso facilita muito a comunicação e torna toda a operação muito mais rápida e eficiente.

O TMS embarcador também pode ser integrado a outros sistemas, como o ERP, para deixar a operação ainda mais eficiente para outros setores da empresa, como o financeiro e fiscal.

 

O que um bom TMS precisa ter?

E o que TMS deve fazer? Listamos algumas funções básicas que um bom TMS precisa fazer com eficiência para realmente simplificar o seu dia a dia:

 

Orçamento, cotações de frete e BID

Para evitar prejuízos, é necessário se certificar de que a transportadora que será contratada é realmente a melhor para aquele transporte. 

Em um bom sistema TMS os orçamentos e o BID de Frete são feitos automaticamente e sem cálculos manuais, e o próprio sistema te apresenta as transportadoras melhor qualificadas, com os melhores preços e prazos para cada uma das entregas.

 

Recebimento automático do CT-e

Não fique mais refém da transportadora! Um TMS moderno, como o Active OnSupply, busca os CT-e diretamente da SEFAZ, e você não vai mais precisar ficar esperando a transportadora enviar os documentos por e-mail. 

Mas fique atento, não são todos os sistemas TMS que têm essa função.

 

Auditoria completa dos fretes

Conferir frete por amostragem é perigoso e pode gerar cobranças indevidas! Com a conferência de frete automática do TMS, além de economizar seu tempo, você consegue fazer a auditoria de 100% dos seus fretes e terá a certeza de que os valores estão corretos.

 

Gestão de entregas

Para garantir uma entrega bem-sucedida, é imprescindível acompanhar o passo a passo do que acontece no caminho até o cliente por meio do tracking (monitoramento das entregas). O TMS simplifica essa missão para você fazer a gestão das entregas e ocorrências na mesma hora em que elas acontecem. Assim, você identifica e resolve os problemas rapidamente antes que o cliente  ligue para reclamar.

 

Logística Reversa e Frete Inbound

Não perca vendas por falta de mercadoria em estoque! Monitore os prazos de entrega dos seus fornecedores de matéria prima usando um TMS. 

Agende as coletas para organizar melhor o galpão e conseguir comportar todos os veículos e receba a confirmação de coleta do transportador diretamente no sistema, sem e-mails e sem telefonemas.

 

Indicadores e Gerenciamento

Um TMS precisa te ajudar a analisar as performances de entrega para identificar quais são os transportadores mais comprometidos. Assim, você consegue cobrar melhorias dos seus transportadores com embasamento, analisando estatísticas, números reais e percentuais. 

Analisando indicadores claros e precisos você descobre os pontos fortes e os pontos fracos da sua operação e toma ações que farão a diferença na logística e nos seus resultados!

 

O TMS substitui o trabalho das pessoas?

“Ah Yara, mas se eu automatizar todos os processos, o que vai acontecer com os funcionários que fazem essas funções?”

O objetivo do TMS não é substituir pessoas, mas sim melhorar a produtividade e facilitar o trabalho delas. 

Se você é gestor de logística, implementar um TMS é uma excelente oportunidade de se destacar como líder trazendo ótimos resultados para o setor e para a empresa. 

Com a ajuda da tecnologia, você conseguirá reduzir custos na logística, melhorar os processos e os prazos de entrega além de simplificar o seu trabalho e o dia a dia da sua equipe.

 

Simplifique sua logística com o TMS Active OnSupply → 

 

E então, o que achou dessas dicas? Você já tem um TMS na sua logística ou ainda faz todas essas tarefas manualmente? Conta pra mim aqui nos comentários. 🙂 

Muito obrigada e até a próxima!