Escolha uma Página

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

 

 

Você sabe por que deve ter um dashboard financeiro na sua logística? Por exemplo, se eu te perguntasse agora qual é o valor de frete que está pagando para atender a região nordeste, saberia me responder prontamente? Então fica com a gente até o final que você vai descobrir uma maneira muito simples de ter essa informação. 

Você já passou pela situação de ter que responder qual era a região que seu frete era o mais ofensor; ou ter de prontidão qual o valor de divergências nos CT-es que o transportador te passou; ou até mesmo saber qual o percentual de valor do frete em relação a nota fiscal? 

Pois é, garanto que você não é o único que passa por esse tipo situação! Uma das maneiras mais simples e rápidas de ter essas informações é apostando em um dashboard financeiro 

Já explicamos aqui no blog a importância de você ter dashboard em sua logística. Agora que você sabe a importância de ter um dashboard, já pensou em ter um dashboard financeiro para atuar assertivamente no ponto mais crítico da sua logística: reduzir os custos com frete? 

Hoje vou te mostrar a importância de você ter visibilidade dos custos na sua logística através de dashboard financeiro para tomar ações embasadas em dados e reduzir os custos. 

 

Antes de começar, o que é um dashboard financeiro? 

Um dashboard financeiro é um painel que reúne todos os dados financeiros de uma empresa ou de uma área específica. É o local ideal para você ter visibilidade de tudo o que está acontecendo e saber onde está o gargalo para atuar com mais assertividade. Na logística, é uma ferramenta crucial para a tomada de decisões estratégicas e eficientes. 

A principal função do dashboard financeiro é apresentar de forma simples e clara todas as informações importantes para facilitar o entendimento dos dados e melhorar sua tomada de decisão. Ele oferece uma visão geral da situação dos custos e gastos com fretes, reunindo dados de diversas fontes em um único local. 

O dashboard financeiro te permite ter uma visão geral detalhada. Você tem as métricas para avaliar seu desempenho, monitorar o orçamento e comparar com períodos anteriores e identificar os gargalos e oportunidades de melhorias na operação logística. 

 

E para que serve um dashboard financeiro? 

Na área de logística, onde os desafios e a competitividade são constantes, o dashboard financeiro se torna um aliado indispensável. Como você acha que as melhores empresas têm visibilidade de sua operação? 

Tendo um dashboard financeiro você vai: 

  • Otimizar custos e tomar decisões embasadas em dados: As informações estarão disponíveis para você identificar áreas com gastos excessivos e implementar medidas eficazes para reduzir custos e aumentar a eficiência. Com os dados concretos e análises precisas, você vai ter um norte de onde atacar. 

Já imaginou ter na sua televisão um gráfico que mostre qual a transportadora com a maior quantidade de divergências de frete? Ou um gráfico que mostre o valor total de gostos com diárias? Ao ter visibilidade dos custos logísticos com um dashboard financeiro, você consegue planejar da melhor forma os cenários futuros e melhorar a competitividade. 

  • Aumentar a eficiência e ganhar vantagem competitiva: Analisar indicadores como tempo de entrega e quantidade de devoluções te auxilia a identificar gargalos e otimizar processos, impulsionando a produtividade. 

Tomar decisões mais inteligentes e ágeis coloca sua logística à frente da concorrência. Você vai identificar com muito mais agilidade quais são as regiões que estão tendo um maior custo de frete e com isso pode fazer BID de frete para novos parceiros e otimizar os valores pagos em frete. 

A melhor maneira de você ter as informações para tomada de decisão é por meio de uma dashboard financeiro. É só “bater o olho” que você sabe onde atuar. 

 

Você sabe quais são os benefícios de um dashboard financeiro? 

O dashboard financeiro é um aliado essencial para ter uma gestão logística eficiente. Através de um painel intuitivo e personalizado, você tem acesso a informações cruciais sobre os custos da sua operação, permitindo uma tomada de decisões mais precisa e assertiva.  

 Existe uma infinidade de informações que você pode ter em seu dashboard financeiro, listamos alguns exemplos para você ter um norte de onde seguir quando tiver o seu dashboard:  

 

Indicador de valores pagos para cada transportador 

Você sabe informar, de prontidão, qual é o transportador que mais gasta em fretes? Ou qual transportador mais envia os CT-es com o valor de frete divergente, que não está de acordo com a tabela negociada? 

Se você não tem essa informação, sinto dizer que você não está no controle da sua operação! 

Hoje em dia todos precisamos de agilidade e facilidade. Ter a informação do valor que está pagando para o transportador, te dá um embasamento para saber se precisa ir em busca de outros parceiros que prestam o mesmo serviço e com valores mais baixos.  

Importante lembrar sempre de cruzar a informação do valor do frete com a performance do parceiro. 

Porque ter um parceiro com os valores de frete mais baixos, porém com a performance ruim acaba afetando o desempenho da sua logística. Pois assim os clientes ficam insatisfeitos com as entregas, diminuem a quantidade de pedidos e ao invés de você melhorar o custo da logística acaba prejudicando todo o financeiro da empresa. 

 

Indicador de valor de divergência aprovada 

Se você faz a conferência de frete de forma automatizada sabe que existem muitos CT-es com valores incorretos e é uma tarefa bem complicada de ser feita manualmente. Agora se a conferência é feita de maneira manual ou por amostragem você já parou para pensar na quantidade de valor incorreto que deixou passar?  

Um dos maiores gargalos que faz a conta frete ir parar nas alturas é o pagamento de documentos e faturas com valores divergentes.  

É comum que todo trabalho feito por pessoas seja passível de erros. Porém quando o assunto é otimização e redução de custos não se pode aceitar esse tipo de situação e a tecnologia é uma excelente aliada para te ajudar nesse desafio. 

Pensa comigo, se você solicitar 1.000 fretes e em cada documento o transportador cobrar uma taxa adicional de R$ 10,00 a mais, só nessa “brincadeira” já se foram R$ 10.000,00 e você nem se deu conta… 

Tendo um dashboard financeiro que te mostre exatamente o valor de divergências de CT-es que foram aprovados te dá uma amplitude de ação muito grande, assim você faz uma análise minuciosa do que está acontecendo em seus custos de frete. 

 

Indicador de valor do frete por tipo de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) 

Ter um dashboard financeiro que mostre exatamente o valor que está pagando por cada tipo de CT-e, permite que você tome ações estratégicas para evitar uma reentrega, por exemplo. 

É muito comum que quando fechamos um pedido com um cliente, a expectativa é de entregar na primeira tentativa. Pena que a realidade é bem diferente. 

Quem nunca fez uma compra na internet e ficou atualizando o site de acompanhamento para saber se o pedido estava chegando? Ou precisou sair e bem quando estava fora o motorista chegou com o seu pedido e você teve que esperar mais um dia para receber, pois ele teve que ir embora? Pois é…  

Uma das formas de evitar custos extras de frete é tendo uma comunicação efetiva com o cliente. Por exemplo, avisando o cliente que o motorista está chegando com a entrega já o deixa aguardando e evita gasto com reentrega ou com uma diária.  

Outro tipo de CT-e que causa aumento nos custos de frete é o CT-e de devolução. Mantendo o contato com o cliente, se acontecer algum imprevisto e ele não poder receber o pedido, ele te informa antecipadamente e você já pede para a transportadora não seguir com a entrega naquele momento. 

Imagina o tanto de valor que economizaria só tendo uma comunicação efetiva com o cliente? 

  

Indicador de percentual do frete versus valor da nota fiscal 

O percentual do frete em relação ao valor da nota fiscal é um número importantíssimo para a logística. Ter essa informação de maneira clara e objetiva é essencial para tomar decisões estratégicas e reduzir custos com o frete. 

Por exemplo, quanto maior a distância que o transportador percorrer, maior será o valor do frete. Com essa informação em mente, cabe analisar se faz sentido abrir filiais em outras regiões ou contratar parceiros para fazer mais de uma etapa do transporte. 

Dependendo do seu tipo de produto, o frete para levar do ponto A até o ponto B é muito mais caro do que se você abrir um ponto de distribuição em regiões estratégicas. 

Muitas empresas trabalham com uma margem de que o valor do frete ideal é até 3% do valor da nota. Você sabe qual é o percentual do seu frete em relação a nota? 

Por meio do dashboard financeiro você tem essa informação prontamente e consegue identificar os pontos que precisa atuar para melhorar sua margem e otimizar seus custos de frete. 

 

Indicador de valor de frete por filial 

O dashboard financeiro com o valor de frete que está sendo gasto por cada uma das filiais permite uma visão abrangente e comparativa do desempenho de cada unidade. Essa visão facilita identificar quais são as filiais com os custos acima da média, possibilita analisar as causas desses custos e implementar medidas corretivas e estratégicas. 

Por exemplo, com este indicador você pode: 

  • Analisar o impacto de diferentes transportadoras e região: O dashboard financeiro permite comparar o custo do frete por transportadora e região, ajudando a identificar as opções mais eficientes e econômicas para cada filial. Com as informações em mãos você tem um direcionamento de onde está o gargalo e atacá-lo. 
  • Negociar melhores preços de frete: Ao ter uma visão clara do volume de frete por filial, você pode negociar melhores preços com as transportadoras. Assim, quanto mais estiver entregando com a transportadora, mais argumento você tem para barganhar valores. 

Ao identificar as causas dos custos excessivos e implementar medidas corretivas, você reduz significativamente os gastos com frete. 

 

Valor de frete por região 

Identificar quais são as regiões com quantidade de entregas acima da média te ajuda a negociar melhores preços com as transportadoras, otimizar as rotas de entrega ou buscar alternativas de transporte mais eficientes. 

Tendo dados para se basear, você consegue até renegociar contratos de frete consolidando cargas para reduzir o número de entregas. Por exemplo, se você utiliza três transportadoras para fazer as entregas na região nordeste, será que não é mais vantajoso centralizar as entregas somente em uma transportadora?  

Quanto maior a quantidade de entregas centralizadas em uma transportadora, maior será seu poder de barganha. 

Outro ponto importante para avaliar com esse indicador é se em determinada região a sua quantidade de entregas está baixa, quem sabe não é a hora de fazer uma parceria com o time comercial e começar a apostar nessa região?  

Além de aumentar o faturamento da empresa, pode também divulgar a empresa em regiões que ainda não a conhecem.  

Essas foram somente algumas opções de indicadores, claro que dependendo do seu tipo de negócio, podem ser criados vários outros. 

O dashboard financeiro se torna uma ferramenta poderosa para a otimização dos custos de frete e aumento da visibilidade e eficiência da logística. Por meio da análise dos dados, você terá percepções para identificar os gargalos além de encontrar oportunidades de melhorias e tomar decisões mais assertivas. 

A solução ideal para otimizar a gestão da sua logística, reduzir custos de frete e impulsionar sua performance de entregas é aliar o dashboard financeiro à um sistema automatizado, como o Active OnSupply, que você não precisa se preocupar em preencher informações manualmente.  

Se você quer começar a utilizar dashboard financeiro e ter visibilidade de tudo o que acontece em sua operação, baixe grátis o e-book: Utilizando Indicadores na Logística. 

 

dashboard financeiro

 

Dúvidas? Entre em contato!